Órgãos de jovem cachoeirense salvam a vida de quatro pessoas neste domingo

Os órgãos foram captados na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro.

29/05/2023 10:08
Órgãos de jovem cachoeirense salvam a vida de quatro pessoas neste domingo /Foto: PHS Aéreo.

Neste domingo (28), com o falecimento de um jovem de Cachoeiro de Itapemirim, aliado à generosidade da família, quatro pessoas que estavam na lista de espera por um transplante puderam sorrir. O coração, o fígado e os dois rins do cachoeirense foram doados.

Esta foi a primeira captação de órgãos em Cachoeiro neste ano. E após a autorização dos familiares, deu-se início a uma verdadeira corrida contra o tempo. A equipe da Comissão IntraHospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa acionou a Central de Transplante para iniciar a cirurgia.

Imediatamente, equipes de Vitória e de Brasília foram mobilizadas e se dirigiram para a Cachoeiro. Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no aeroporto Raimundo de Andrade por volta das 14h30 e cerca de 3h depois decolou transportando os órgãos a serem transplantados.

De acordo com a enfermeira da CIHDOTT da Santa Casa, Karina Pessin, os órgãos vão salvar a vida de pacientes em diversos estados brasileiros.

?O fígado captado ficará no Espírito Santo. Já o coração segue para o Distrito Federal, o rim esquerdo para Pernambuco e o direito para o Rio Grande do Sul?, explicou.

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro é uma referência em captação de órgãos no Estado. Só no ano passado, foram captados no hospital 33 órgãos, sendo dois coracões, 12 rins, sete fígados e 12 córneas. São pessoas que tiveram a oportunidade de ter uma vida melhor graças à generosidade de familiares.

Segundo informações da Santa Casa, o jovem doador deu entrada no hospital, mas apesar de ter recebido todos os cuidados necessários da equipe assistencial não resistiu. Respeitando a legislação vigente quanto a doação de órgãos, os dados do doador não foram divulgados pelo hospital.