Novos canais para solicitações de iluminação pública em Cachoeiro

Chamados sobre o serviço de iluminação pública em Cachoeiro devem ser feitos por telefone e aplicativo móvel

03/06/2024 16:25
Novos canais para solicitações de iluminação pública em Cachoeiro /Foto: Divulgação/PMCI

A população de Cachoeiro de Itapemirim passou a contar com novos canais de atendimento para reclamações e solicitações relacionadas à iluminação pública. A Iluminatek, empresa responsável pela prestação do serviço no município, disponibiliza o telefone 0800-002-1745 e o aplicativo ?Iluminatek Luz de Itapemirim?, disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play.

Até o final do último mês de maio, os registros de lâmpadas queimadas e outras solicitações estavam sendo feitos temporariamente pela Ouvidoria do Município de Cachoeiro. A partir de agora, os chamados devem ser concentrados exclusivamente nos canais disponibilizados pela empresa. 

De acordo com Vanderley Teodoro de Souza, diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa) ? autarquia responsável pela fiscalização do andamento dos serviços previstos no contrato da PPP de iluminação pública, é válido que a população priorize a realização dos chamados pelo aplicativo, que se destaca pela facilidade de uso e interface intuitiva.

?Pelo aplicativo, os moradores poderão ter uma experiência simples e eficiente ao registrar problemas de iluminação, como luzes piscando ou queimadas, por exemplo. O aplicativo é gratuito e permite um registro rápido e preciso, melhorando o atendimento e a solução das demandas?, explica o diretor-presidente da Agersa. 

?Esse é mais um importante avanço para Cachoeiro, que cada vez mais passa a contar com uma rede de atendimento moderna para acolher as demandas da população relacionadas à prestação de serviços públicos?, salienta o prefeito Victor Coelho.

A Agersa ressalta que sua Ouvidoria não registra solicitações rotineiras em relação ao serviço de iluminação pública. Essas devem ser encaminhadas diretamente aos canais da Iluminatek. Contudo, a Agersa está disponível para registrar pedidos de serviços que ainda não são prestados pela Iluminatek, além de reclamações sobre a prestação do serviço pela empresa, assim como já funciona com as concessionárias BRK (água e esgoto) e Novotrans (transporte coletivo).

 

Parceria Público-Privada 

A operação da Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública, com operação iniciada em março deste ano, está transformando o cenário de Cachoeiro de Itapemirim. O contrato, com vigência de 13 anos, prevê a ampliação dos pontos de luz de 18 mil para 21 mil, todos com lâmpadas de LED, e a implantação de um moderno sistema de telegestão.

?Com a PPP, esperamos reduzir o consumo de energia na iluminação pública em até 60%, o que representa uma significativa economia para os cofres municipais. Além disso, estamos modernizando a iluminação em pontos turísticos e centros culturais, proporcionando mais segurança e valorizando o patrimônio histórico da nossa cidade?, destaca Lorena Vasques, secretária municipal de Manutenção e Serviços (Semmat), pasta que supervisionará a execução do contrato.

Entre os locais que receberão iluminação especial estão a Catedral de São Pedro, o Palácio Bernardino Monteiro, a Casa dos Bragas, a Igreja Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), a Casa da Memória, a Ponte de Ferro, o Museu Ferroviário e a Casa de Cultura ?Roberto Carlos?.