Moradores de rua no Rui Pinto Bandeira ficam quase 48h sem energia em Cachoeiro

A energia foi reestabelecida pela EDP, há cerca de duas horas, mas os moradores questionam o porquê da demora e o descaso com a falta de resposta.

14/12/2022 15:45
Moradores de rua no Rui Pinto Bandeira ficam quase 48h sem energia em Cachoeiro

Desde segunda-feira (12), quando uma chuva forte atingiu Cachoeiro de Itapemirim, seguida de raios e ventania, moradores da rua Apóstolo Judas, no bairro Rui Pinto Bandeira sofreram com a falta de fornecimento de energia elétrica, que durou quase 48 horas.

Além da Apóstolo Judas, outras duas ruas no bairro apresentaram variações de falta de energia, com alguns lugares normalizados e outros sem energia. O problema é que no local, há vários estabelecimentos comerciais que ficaram impossibilitados de funcionarem, e moradores reclamaram prejuízos em suas residências, como perda de produtos alimentícios na geladeira, entre outras situações.

A energia foi reestabelecida pela EDP, há cerca de duas horas, mas os moradores questionam o porquê da demora e o descaso com a falta de resposta da empresa em relação à rua. Entre os residentes está Peterson Gonçalves, que ficou tetraplégico após um grave acidente de bicicleta e precisa da ajuda de aparelhos, ligados à energia elétrica, para diminuir os impactos sofridos pelo estado vegetativo em que se encontra.

A esposa de Peterson, Carla Cicarini, conta que as últimas 48 horas foram difíceis. Além das dificuldades que todos os moradores da rua onde residem foram submetidos, ela ainda precisa lidar com uma série de problemas relacionados ao bem-estar do marido.

?É muito triste depender de qualquer tipo de serviço, mas principalmente quando envolve problemas de saúde. Quando fiz os vídeos e publiquei nas redes sociais, eu não estava falando só por mim. Estava falando por todos que tem comércio e por quem perdeu as coisas na geladeira, assim como eu perdi?, reclama Carla.

Além dos danos materiais, Carla relata que o maior medo era caso houvesse uma piora na condição de saúde do seu esposo, e não tivesse a energia para atendê-lo. Ela afirma que algumas feridas, provenientes ainda do acidente, pioraram e novas surgiram devido ao não funcionamento do colchão pneumático, que proporciona alívio da pressão do corpo do paciente acamado, diminuindo as possibilidades de surgimento das escaras.

?A falta de energia ocasionou isso, outro custo pra mim, que já tenho despesas com outros serviços médicos, e com uma série de remédios. Eu tive que fazer live na internet, no meio da rua e mostrar o Peterson pingando de suor, implorar, abrir inúmeros protocolos, pedir para as pessoas compartilharem e foi somete quando disse que ia chamar a televisão e o jornal que a luz foi reestabelecida?, protesta Carla.

 

Resposta da EDP

A equipe de jornalismo do FATO entrou em contato com a concessionária de energia, para saber quais foram os motivo para a demora de atendimento aos moradores da rua Apóstolo Judas, no bairro Rui Pinto Bandeira.

Em nota, a concessionária afirmou que a energia já foi reestabelecida, mas a causa ainda está em análise. Disse ainda, que a EDP recebeu um aumento de ocorrência por conta dos temporais que estão atingindo todo o Espírito Santo nesta semana, inclusive a da última segunda-feira (12), que aconteceu em Cachoeiro e ocasionou a queda de energia no local.

Reafirmou que a equipe está em campo, e ao atender a ocorrência, partiu para outra demanda na região, por isso o protocolo ainda não foi atualizado no sistema, com as causas. Eles afirmaram que o motivo ainda está em estudo, mas assim souberem virão a público para apresentar uma resposta aos moradores.

 

por Guilherme Gomes

com informações Danielle Muruci