Inspetor da GCM de Cachoeiro coleciona santinhos desde 1996

Alexandre Leal Rodrigues mantém acervo de propaganda eleitoral que conta a trajetória política do município de todos os pleitos desde 1996, preservando a memória de candidatos a prefeito e vereador

25/10/2024 09:33
Inspetor da GCM de Cachoeiro coleciona santinhos desde 1996 /Fotos: Arquivo Pessoal

Para Alexandre Leal Rodrigues, inspetor da Guarda Civil Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, os santinhos eleitorais que a maioria das pessoas descarta, são valiosas peças de um acervo histórico. Aos 52 anos, ele preserva com cuidado propaganda eleitoral de todos os candidatos a prefeito e vereador do município desde 1996. "Este arquivo representa a história do município", conta.

 

Vídeos: arquivo pessoal

 

Alexandre organiza sua coleção em oito portfólios, um para cada ano eleitoral. Cada pasta contém santinhos separados por eleição - 1996, 2000, 2004, 2008, 2012, 2016, 2020 e 2024 - e inclui o número de votos que cada candidato recebeu.

A coleção começou como um hobby em 1992, quando Alexandre reuniu alguns materiais, mas logo desistiu. Achou difícil manter o acervo. Quatro anos depois, motivado pela vontade de preservar a história política local, retomou a atividade, contando com a ajuda de familiares e amigos.

 

 
Para Alexandre, limitar a coleção aos santinhos a candidatos em eleições municipais tem um propósito especial: preservar a memória eleitoral de Cachoeiro. "É uma lembrança do que se passou desde 1996. Esses santinhos nos ajudam a lembrar de pessoas que concorreram", comenta.
Assim como os políticos de carreira, Alexandre segue de olho nas próximas eleições. Os motivos, no entanto, são bem diferentes. Não deseja se eleger, pois jamais se candidatou a qualquer cargo. Seu objetivo continua a ser ampliar seu acervo em 2028, com a mesma paixão de quem vê no material uma conexão com a história da cidade.