Influenciadoras "presenteiam" crianças negras com bananas e macacos de pelúcia

Caso foi exposto pela advogada cachoeirense Fayda Bela, que acusa as influencers de crime de racismo recreativo

01/06/2023 18:44
Influenciadoras "presenteiam" crianças negras com bananas e macacos de pelúcia /Fotos: TV Brasil

A advogada cachoeirense Fayda Belo divulgou, nesta quarta-feira (31), um vídeo nas suas redes sociais. Na gravação as influenciadoras Kerollen e Nancy, que são mãe e filha, ?presenteiam? duas crianças negras com bananas e macacos de pelúcia. O caso aconteceu no Estado do Rio de Janeiro.

O vídeo mostra as influencers realizando um ?jogo? em que perguntam para os menores se eles preferem dinheiro ou presentes. Ao escolherem a segunda opção lhe são entregues os objetos que remetem ao racismo.

Racismo Recreativo

Em sua publicação, a especialista em Direito Discriminatório, caracteriza a ação das influencers como racismo recreativo - que é quando pessoas negras são expostas a situações vexatórias com finalidade de produzir conteúdo de entretenimento.

 

 

?Incitar essa discriminação perversa. Que nos tira o status de pessoa e nos animaliza, como se fosse piada. Usar da discriminação contra pessoas negras com intuito de diversão, de descontração, de recreação. É crime?, afirmou Fayda Belo em suas redes sociais.

Segundo ela, Kerollen e Nancy poderão ser enquadradas no artigo 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que trata da proteção aos menores de 18 anos.

?É inviolável a integridade moral do menor, bem como a sua imagem deve ser preservada. É proibido expor menores de idade a constrangimento, a vexame, a humilhação, a ridicularização em público?, finaliza a advogada.

Medidas Legais

O Ministério Público carioca recebera - até ontem - 700 denúncias. Segundo o MP, o caso foi encaminhado para a 2° Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada da Capital, que analisará e tomará as possíveis medidas cabíveis.

A investigação está a cargo da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) e da Polícia Civil fluminense. De acordo com as autoridades, o vídeo será analisado para identificar os envolvidos na gravação.

As influencers

As influencers digitais Kelloren e Nancy produzem entretenimento para as plataformas de vídeos. Juntando TikTok, Youtube e Instagram - que usam para divulgar as gravações ? elas têm 13 milhões de seguidores.

Após a repercussão do caso exposto por Fayda Belo, o vídeo em questão foi retirado do ar. Até o momento ambas mantêm o silêncio.