Garis: greve prossegue e PMCI mobiliza equipe própria

Trabalhadores da limpeza urbana, funcionários de empresa terceirizada, estão com braços cruzados desde ontem; Prefeitura entra na Justiça contra movimento e coloca próprios funcionários para recolher lixo em bairros

22/10/2024 13:25
Garis: greve prossegue e PMCI mobiliza equipe própria /Divulgação

Deflagrada ontem (21), em protesto à demissão de 57 colegas, a mobilização dos garis, coletores, jardineiros e operadores de roçadeira prossegue em Cachoeiro de Itapemirim. 

Eles são funcionários da Corpus Saneamento e Obras, empresa terceirizada, contratada pela Prefeitura Municipal (PMCI), para cuidar dos serviços de varredura, capina e coleta de resíduos.  

O município entrou com ação judicial, na qual aponta ilegalidade da greve, e aguarda a decisão. 

Na noite desta segunda-feira, a Prefeitura de Cachoeiro mobilizou equipe própria para recolher o lixo em alguns bairros. E afirma que a empresa será multada caso não tenha equipe sua trabalhando hoje à noite nas ruas. 

A Corpus Saneamento e Obras, por sua vez, assegurou que está trabalhando para sanar o impasse e "restabelecer o serviço o mais breve possível".

A categoria, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Pública e Serviços Similares no Estado (Sindilimpe-ES), promete ficar de braços cruzados enquanto a PMCI e a Corpus não sentarem para negociar com seus representantes, contudo. A entidade exige a manutenção dos empregos.

Mas, conforme a presidente do Sindilimpe-ES, Evani dos Santos Reis, afirmou à reportagem do ES de FATO, no início da tarde desta terça-feira, ainda não há sinal de um acordo entre o sindicato, que está à frente do movimento, com o município e a concessionária do serviço público. 

Evani alega que há aproximadamente 200 trabalhadores em greve, "100%" do efetivo. 

"É quem limpa uma das maiores cidades do Espírito Santo, precisaria de pelo menos quatro vezes mais gente", conclui a líder sindical.  

 

Saiba mais

https://www.jornalfato.com.br/geral/garis-entram-em-greve-em-cachoeiro,447009.jhtml?fbclid=IwY2xjawGEqZZleHRuA2FlbQIxMQABHZnShOtARQoaQGQFmKEY6O48IUSRwgUE2PmJ2zM-i279e1Xh7fD_Z6smIw_aem_0JgSBpbt009__7RWlENVEQ