Fazendas Urbanas: Plantio de horta vertical tem início em Cachoeiro

A ação vai contemplar 50 crianças e jovens com oficinas de plantio e manutenção de hortas verticais, segurança alimentar, aulashow de gastronomia e gestão financeira

28/08/2024 17:33
Fazendas Urbanas: Plantio de horta vertical tem início em Cachoeiro /Fotos: Divulgação

Nesta quarta-feira (28), no bairro Village da Luz, em Cachoeiro, teve início o projeto Fazendas Urbanas de educação ambiental. Realizado em parceria com a Obra Social Vill'Agindo pra Ser Feliz, a ação vai contemplar 50 crianças e jovens com oficinas de plantio e manutenção de hortas verticais, segurança alimentar, aulashow de gastronomia e gestão financeira. As oficinas serão ministradas semanalmente, conforme cronograma que segue no fim desta matéria.

Apoiado pelo Criança Feliz Brinquedo Sim, instituição social do terceiro setor que atua diretamente em ações voltadas à redução do impacto socioeconômico no município e contemplado no Edital 03/2022 ? Funcultura de incentivo à cultura do Estado do Espírito Santo, o projeto Fazendas urbanas ? alimentando o futuro, tem o objetivo levar à comunidade do bairro Village conhecimento e possibilidades de geração de renda com o manejo e cultivo de verduras, legumes e hortaliças, utilizando pequenos espaços e criando novas possibilidades.

Para Valquíria Volpato, produtora cultural do projeto ?Fazendas Urbanas é muito mais do que apenas construir uma horta vertical; trata-se de um conceito maior de sustentabilidade, economia criativa e resgate identitário com a natureza, com o que há de mais valioso: a capacidade de gerar vida?.

 

 
Angélica Rigon, responsável pela Projeta Assessoria Sociocultural e Ambiental, que desenvolveu o projeto, conta que os alunos receberam além das oficinas todo o material de suporte. ?Entregamos os kits contendo camisa, ecobag, caderno, lápis e borracha, para todos os participantes. Cada aluno recebeu seu kit que o acompanhará até o fim das oficinas. Com esse material, será possível realizar as anotações para colocar em prática em casa o que estamos trazendo aqui. Com isso, o Fazendas Urbanas não se limita a nenhum espaço físico. Todo lugar, toda casa podem se tornar uma fazenda urbana e alimentar o seu futuro?.
A primeira oficina teve como tema ?Como tratar a terra? e foi ministrada pela engenheira agrônoma, monitora, coordenadora pedagógica do curso e estágio supervisionado da Escola Família Agrícola de Olivânia, em Anchieta, ES, Swenka Gaigher.
Núbiah Nazaré, proprietária da agência Alpha, que acompanhou o projeto registrando imagens e vídeos diz que ?registrar o Fazendas é mais do que capturar imagens; é contar a história de um movimento que transforma vidas e ambientes urbanos. Cada mídia carrega a missão de inspirar e incentivar o surgimento de novos projetos como este, que não apenas promovem hábitos saudáveis, mas também reforçam a importância de iniciativas socioculturais que conectam as pessoas à natureza mesmo no coração da cidade. Acredito que, estamos plantando sementes para um futuro mais consciente e sustentável?.
 
As oficinas seguem semanalmente até o dia 26 de setembro, no Villagindo. Informações sobre inscrições através do pelo e-mail: projeta.assessoriacult@gmail.com
 
 
Cronograma das Oficinas
 
04 e 05/09 - Oficina 02: Como construir uma horta vertical. 11 e 12/09 - Oficina 03: Propriedades nutricionais dos alimentos. 18 e 19/09 - Oficina 04: Da fazenda para a mesa! 25 e 26/09 - Oficina 05: Fazendas urbanas ? gerando riquezas.