Covid-19: casos positivos aumentam em Cachoeiro

Em outubro foram registradas 238 pessoas com a doença; em setembro, houve 45 infectados; neste mês já são 56 casos

13/11/2023 11:29
Covid-19: casos positivos aumentam em Cachoeiro /Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os casos de Covid-19 em Cachoeiro de Itapemirim aumentaram em outubro. No mês passado foram 238 pessoas infectadas. Em setembro, houve 45 casos positivados. E, neste mês ? até o dia 08 ? já foram registrados 56 casos. 

De janeiro a outubro, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há 1.169 incidências.

Para o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, a falta de vacinação pode ser responsável pelo aumento de casos. 

?O esquema vacinal incompleto contribui para o aumento de infectados. E os casos que se agravam, geralmente, são em pacientes que não tomaram todas as vacinas?.

O titular da pasta, em entrevista ao ES de FATO, alertou sobre a necessidade de completar o esquema vacinal, já que em 2024 a vacina contra a Covid-19 será anual. 

?As pessoas precisam colocar o esquema vacinal em dia antes do início da vacinação anual?.

 

Nova testagem

Em Cachoeiro de Itapemirim, quem buscar as unidades de saúde encontrará apenas o teste RT-PCR. Neste, o material colhido é encaminhado para o laboratório central (Lacen), em Vitória. 

Na testagem é possível determinar a variante que infectou o paciente. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), outra vantagem em comparação ao teste rápido é que neste a incidência do falso negativo é menor.

Qualquer pessoa que apresentar sintomas gripais pode ir a uma unidade de saúde da sede ou do interior do município e solicitar a testagem. Em casos assintomáticos (que não apresentam sintomas), o profissional de saúde não é obrigado a fazer o teste. 

A recomendação para se utilizar o RT-PCR, de acordo com a Sesa, veio do Ministério da Saúde. Apesar disso, o Espírito Santo deve receber cerca de 50 mil testes rápidos. Não há previsão para a entrega, contudo. 

 

Vacinação 

Em Cachoeiro de Itapemirim, quem não estiver com o esquema vacinal em dia, pode procurar uma das unidades de saúde da Prefeitura e solicitar a aplicação.