Comerciantes do Shopping Popular em Cachoeiro reclamam de falta de clientes

Realocados há dois meses no Mercado da Pedra (Quincas Leão), expositores alegam que não houve divulgação por parte da Prefeitura Municipal

08/09/2023 13:56
Comerciantes do Shopping Popular em Cachoeiro reclamam de falta de clientes /Fotos: Tharsis Furtunato

Dois meses após realocação, comerciantes do Shopping Popular de Cachoeiro de Itapemirim reclamam da falta de clientes. Por conta das obras de macrodrenagem, que ocorrem no centro da cidade, o tradicional ponto da Rua Cesar Missi foi demolido depois de 28 anos.

Com a demolição, as mercadorias agora são vendidas no Mercado da Pedra (Quincas Leão), na Rua Bernardo Horta. A escolha pelo local, no entanto, se deu após votação dos próprios comerciantes, como explica a expositora Raquel de Paula, que reconhece que houve organização.

 

A expositora Raquel de Paula, que está no Shopping Popular há 25 anos, relata queda nas vendas
 

?Foi um processo bem organizado. Foram ofertados três locais: o Mercado Municipal, a Linha Vermelha e o Mercado da Pedra. Nós escolhemos a área mais próxima ao antigo ponto?, relata a comerciante.

Para os vendedores e proprietários que trabalham no local, apesar da infraestrutura ser melhor, a falta de divulgação por parte da Prefeitura de Cachoeiro é o que impede que as vendas melhorem.

?A nossa clientela ainda não nos achou, não teve a comunicação. Foi prometida uma inauguração, que não houve. Queríamos colocar uma placa na fachada e a Prefeitura não deixou. Se colocarmos, pagamos multa?, reclama Raquel de Paula. Veterana no segmento, ela possui estande no Shopping Popular há 25 anos.

Já Edson Rosário Costa, que trabalha com produtos eletrônicos, aponta que a tradição do novo local é outro fator que prejudica as vendas.

 

Para o expositor Edson Rosário Costa, a tradição do local em vender alimentos e medicamentos naturais prejudicam as vendas
 
?A entrada do Mercado da Pedra é uma pastelaria e uma quitanda. As pessoas nem sabem que estamos aqui. No outro ponto, passavam na rua e viam as mercadorias, o que não ocorre aqui?, alega o expositor.

A diminuição de clientes - estimada em 90%, pelos próprios expositores - foi comprovada pela reportagem do Jornal ES de FATO, que permaneceu durante uma hora no local na última quarta-feira (6).

Neste período, apenas um casal entrou no mercado, mas procurava por remédios naturais. Ou seja, não buscava o Shopping Popular, que vende brinquedos, roupas, acessórios e eletrônicos.

A reportagem entrou em contato com o setor de comunicação da Prefeitura de Cachoeiro. Mas, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta sobre se já há local definitivo para abrigar o Shopping Popular. E sobre quando haverá reunião com os comerciantes para tratar da inauguração do ponto provisório, assim como a colocação de placa informativa na fachada do Mercado da Pedra.

O Shopping Popular tem previsão inicial de permanecer no Mercado da Pedra até 31 de dezembro, quando se encerrará os contratos de locações. Após esse período, os expositores devem ir para um local definito, que será decidido entre os comerciantes e a Prefeitura. 

 

Funcionamento

O Shopping Popular está funcionando, provisoriamente, no Mercado da Pedra (Quincas Leão), no bairro Guandu. O local abre de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. Aos sábados, o funcionamento é das 8h às 14h.

Há no estabelecimento 23 expositores que vendem brinquedos, roupas, acessórios e eletrônicos.