Cineclube exibe em Cachoeiro filmes baseados em livros capixabas - Jornal Fato
Cachoeiro

Cineclube exibe em Cachoeiro filmes baseados em livros capixabas

Cine Zona é a nova ação do festival Zona Literária, que pretende unir cinema e literatura em sessões itinerantes e gratuitas.


- Foto: Divulgação.

No próximo sábado (16), filmes baseados em livros de autores capixabas serão exibidos na Associação Teatral de Cachoeiro (ASTECA), à partir das 16h. O "Cine Zona - Clube de cinema e leitura" está realizando sessões itinerantes com exibição de curtas-metragens adaptados e baseados em obras literárias com uma curadoria recheada de produções nacionais e capixabas.

O cineclube nasce como mais uma ação do projeto Zona Literária, que já realizou duas edições, uma em 2019 e outra em 2022. A primeira sessão foi no Centro de Vitória e a próxima parada agora é em Cachoeiro do Itapemirim com uma parceria com o cineclube local Jece Valadão. O cineclube CINE ZONA já passou também por Viana, Serra e Guarapari.

Segundo a escritora Lívia Corbellari, uma das idealizadoras do projeto, o objetivo é estimular o debate sobre os encontros entre o cinema e a literatura. "A nossa curadoria inclui curtas-metragens de realizadores capixabas ou filmes que se inspiram em livros de autores capixabas. Com as sessões do Cine Zona, pretendemos promover a divulgação dessas obras que muitas vezes ficam restritas a pequenos circuitos de distribuição e festivais e depois se tornam de difícil acesso por outros públicos.", explica.

Com sessões gratuitas e que abrangem todas as faixas etárias e classes sociais, o Cine Zona também vai realizar a leitura de trechos dos livros que inspiraram as obras para iniciar o debate sobre adaptação de literatura para o cinema.

O projeto conta com apoio da Secult-ES por meio do edital de Cineclubismo.

 

Filmes a serem exibidos:

 "Macabéa", do realizador capixaba Erly Vieira Jr., baseado na personagem de Clarice Lispector;

 "Vó, a senhora é lésbica", das realizadoras Bruna Fonseca e Larissa Lima, baseado no conto do livro "Amora", da escritora gaúcha Natalia Borges Polesso;

 "Tomar Tempo", vídeo-poema do coletivo capixaba Poesia Inútil;

"Este é o meu corpo", do realizador capixaba Diego Scarparo, baseado no conto de mesmo nome do escritor capixaba Marcelo Grillo.

 

Serviço

Data: 16/09/2023

Hora: 16h

Local: ASTECA - Associação Teatral de Cachoeiro.

Rua Dr. José Paes, n.49, Centro - Cachoeiro de Itapemirim

 

Entrada Gratuita

 

 

Comentários