Artesanato é opção para presentes exclusivos

Produtos artesanais não são confeccionados em larga escala. O consumidor que optar por esses itens deve encomendar com antecedência

23/12/2021 11:39
Artesanato é opção para presentes exclusivos /Foto Divulgação

A proximidade do Natal estimula a busca pelo presente ideal. Muitos consumidores optam por itens tradicionais: Roupas, perfumes, brinquedos, aparelhos eletrônicos. Outros, preferem algo mais exclusivo e, ainda assim, em conta. Para esses, o artesanato é opção, pois atende a diferentes públicos com variedade de valores.

Ana Paula Gouvêa, artesã há 14 anos, produz bolsas, miniaturas de personagens em crochê, materiais bordados. Para ela, o produto quando feito à mão, leva, além da técnica da produção, a dedicação e o amor à peça. ?Isso a gente não encontra em produtos feitos em larga escala, Não existe preço no artesanato, existe valor pelo seu poder de transformação interior.?

Amanda Malta, atriz e produtora cultural, junto ao seu esposo, Anderson Dario, precisou se reinventar durante a pandemia, quando a produção cultural foi praticamente paralisada. Ele sempre trabalhou com plantas e produtos artesanais. Resolveram unir os trabalhos e inovar. Ela acrescentou a produção, venda e olhar delicado para pinturas.

O casal desenvolve o artesanato de identidade. As peças possuem o valor de venda entre R$ 30,00 e R$ 100,00. São vasos de concreto com pinturas artesanais e plantas escolhidas especialmente para cada espaço que o cliente solicita.

Para Amanda, levar arte para os ambientes de trabalho e residências, é uma forma de entregar boas energias e vivacidade aos seus clientes. ?Isso é importante pra gente, levar qualidade e conforto para todos?

 

Onde comprar:

As peças podem ser encomendadas direto com cada artesão. Produtos artesanais não são confeccionados em larga escala. O consumidor que optar por esses itens para presentear deve fazer sua reserva com antecedência.

Entretanto, para aqueles que costumam deixar para a última hora, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico preparou um horário especial de Natal para o funcionamento da Feira do Artesão. Até 24 de dezembro, os produtos serão expostos na Praça Jerônimo Monteiro, Centro. A feira abriga profissionais que possuem o cadastro junto à secretaria.

 

Dias e horários de funcionamento da feira

20 a 23 de dezembro ? 9h às 21h

24 de dezembro ? 8h às 18h

 

De onde vem a tradição de presentear

Presentear pessoas amadas é uma das alegrias proporcionadas pelo Natal. O ato trocar itens carregados de afeto é antigo. O costume de presentear foi adotado pelos cristãos. A inspiração veio através dos três reis magos, que presentearam o menino Jesus, no dia do seu nascimento, com ouro, incenso e mirra. Mas, a tradição se consolidou mesmo com São Nicolau, Bispo da Igreja Católica que, levava regalos para crianças carentes e jogava moedas pela chaminé das casas, originando a lenda do Papai Noel.