Agosto Lilás: Projeto Ellas promove caminhada no próximo domingo em Cachoeiro

A concentração será a partir das 8h, na Praça de Fátima.

12/08/2024 16:32
Agosto Lilás: Projeto Ellas promove caminhada no próximo domingo em Cachoeiro /Foto: Ilustrativa.

Estamos no mês de campanha para o combate à violência contra a mulher, o ?Agosto Lilás?. E no próximo domingo (18), o projeto Ellas promove uma caminhada na região central de Cachoeiro de Itapemirim.

A concentração será a partir das 8h, na Praça de Fátima. A população em geral está convidada a participar, vestindo lilás, para chamar a atenção da sociedade para este mal que tem crescido no Espírito Santo.

De Janeiro a julho deste ano o índice de feminicídios chegou a 58 mulheres mortas de formas brutais no Estado.

Participantes também devem levar algum lanche para ser compartilhado durante o evento.

 

Sobre o Projeto Ellas

O grupo "Ellas Mulheres", em Cachoeiro de Itapemirim, foi criado com o objetivo unir mulheres para juntas, se ajudarem. No grupo que realiza as trilhas, o contato com a natureza serve também para momentos de reflexão sobre assuntos envolvendo a mulher.

Denise Koppe, explica que "o grupo é de mulheres que já passaram por algum tipo de violência doméstica e familiar. São voluntárias, são profissionais de várias áreas, são empreendedoras e mulheres que buscam um espaço no mercado de trabalho. Temos palestras, rodas de conversas, alguns direcionamentos, serviço social e temos nosso grupo de trilhas e caminhadas".

Denise Marçal Koppe, que idealizou o projeto, é Guarda Civil Municipal há mais de 20 anos, graduada em Segurança Pública e em Marketing Digital, pós-graduada em Criminologia e Segurança Pública, e ainda, pós-graduanda em Violência Doméstica e Familiar.

Casada com Vanderly e mãe de um casal de filhos, o administrador Yann Nicholas e a fotógrafa e digital influencer Yanca Koppe, Denise sempre esteve à frente de causas sociais. Ela explica que o grupo tem o objetivo de unir mulheres fortes e trazer para ele outras mulheres que precisam de apoio de alguma forma.

?Me sinto feliz por proporcionar a elas esses momentos e temos muito a conquistar ainda. Meu sonho é criar a Casa Lilás, lugar onde será nosso ponto de encontro, onde realizaremos todas as nossas ações em grupo?,

 

Borboleta é o símbolo delas: 

O símbolo utilizado para identificar o grupo é uma borboleta, um dos bichos que sofrem a metamorfose mais completa. Durante a vida, as borboletas passam por quatro ciclos, ovo, larva, pupa (ou crisálida) e fase adulta (ou imago). E assim como as borboletas, a mulher vítima de violência doméstica passa por um período doloroso, fechada em um "casulo", onde se vê sozinha. E quando ela, finalmente, consegue se livrar desse local que a aprisionava, se transforma, fica linda e conhece novos horizontes. A borboleta azul significa esperança, por isso foi escolhida pelo grupo. É vista como símbolo da transformação, da felicidade, da beleza, da inconstância, da efemeridade da natureza, expressa recomeço, proteção, boas energias.

É o que explica a idealizadora do projeto. "São mulheres que antes se trancavam dentro do casulo, com vergonha de colocarem o rosto para fora, hoje se tornaram borboletas maravilhosas, que batem suas asas em todas as direções. Muitas que pensavam em tirar a própria vida por não suportarem da forma que levavam. Hoje, dizem que o projeto salvou muitas delas".