"Senai pras Manas" visa capacitação de mulheres na área de TI em Cachoeiro

O "Senai pras Manas" será realizado de forma 100% presencial, nas instalações do Senai no bairro Alto Monte Cristo.

22/03/2023 18:27
"Senai pras Manas" visa capacitação de mulheres na área de TI em Cachoeiro

Em comemoração ao mês da mulher, o ?Senai pras Manas? preparou um curso exclusivo e gratuito para capacitação das mulheres! Um curso especial de programador web, que proporcionará as participantes a aprender linguagens, técnicas e ferramentas utilizadas especificamente para o desenvolvimento de sites, portais e aplicações web em geral.

O programa é uma realização da Findes e Senai, atingindo 100 mulheres na Serra, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares com intuito de buscar empregabilidade para as mulheres na área de Tecnologia da Informação (TI). As inscrições estão abertas através do link (clique aqui) e as matrículas acontecem presencialmente a partir da lista de chamada dos inscritos. O curso terá início neste sábado (25).

Todas as mulheres que desejam conquistar espaço no mercado e fazer a diferença através das tecnologias da informação podem participar. O ?Senai pras Manas? será realizado de forma 100% presencial, nas instalações do Senai no bairro Alto Monte Cristo. Após a formação, é possível encontrar oportunidades com boa remuneração.

 

Mercado de tecnologia

O mercado de tecnologia cresceu 22% no terceiro trimestre de 2022, segundo pesquisa do Mercado Brasileiro de TI. As mulheres correspondem a apenas 17% do total de programadoras, conforme dados da Serasa Experian em parceria com a ONU Mulheres.

Mas essa nem sempre foi a realidade. As programadoras já foram maioria neste mercado um dia: além de criarem linguagens inovadoras e tecnologias de destaque, nos anos 70, a primeira turma de Ciências da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP era formada por 70% de mulheres. Em 1984, elas ocupavam cerca de 37% dos cargos em ciências da computação.

Hoje, grandes empresas no mundo todo têm desenvolvido projetos para recrutamento e inclusão de mulheres na tecnologia.

 

por Guilherme Gomes