Quem viveu viu: Flamengo campeão da Libertadores da América! - Jornal Fato
Artigos

Quem viveu viu: Flamengo campeão da Libertadores da América!

Um time que revive as glórias de Zico, Júnior e tantos outros - o seleto grupo que pode chamar de sua uma Sulamerica de muitas cores e contrastes


Uma geração inteira de flamenguistas assistiu neste sábado pela primeira vez o Flamengo conquistar as Américas.

A última e única - até então - conquista dessa aconteceu a trinta e anos atrás, quando muita gente ouviu o jogo pelo radinho de pilhas, muito embora a tv já fosse realidade mas ainda não acessível a grande massa.

A ironia do destino fez com que a conquista viesse sob o comando de um português, logo o país de ligação eterna do arquirrqival Vasco da Gama - no ano em que o Vasco tem o mais flamenguista entre os seus treinadores.

Não quero falar sobre o aspecto do jogo em si, mas sobre sua representatividade que vou enumerar algumas de suas significâncias:

- Quem acompanhou as transmissões televisivas ou as postagem por internet deve ter visto a amplitude e universalidade da torcida do Flamengo. Tinha gente - e em grande número- comemorando pelo Brasil inteiro como também no exterior. Torcida espalhada pra tudo quanto é canto. A vitória da liberta tirou do ostracismo a maior torcida de um time de futebol que habita o globo terrestre. É muita gente.

- Mesmo que os adversários neguem e chamem de soberba: nenhum outro time brasileiro é capaz de mexer tanto com as emoções de sua própria torcida quanto a torcida de adversários. É um entrerenimento que faz com que os "antis" acompanhem com profunda proximidade os jogos do Mengão: tanto para torcerem a favor enrustidos, quanto para destilarem seu desprezo típico de quem gostaria de ter um time como o Flamengo pra chamar de seu.

- Grandes times brasileiros, melhores do que nós, tem muito mais expertise na disputa e conquista da taça sulamericana. Porém nenhum entre os clubes brasileiros consegue pintar com cores tão épicas e heróicas suas vitórias como o Flamengo faz com suas conquistas. O enredo é elegante, a trama é sofrida, a temporada é aguerrida, feita de combates literalmente sangrentos.

O Flamengo tem uma conquista épica a degustar e poderá - de maneira inédita - comemorar dois títulos grandiosos num mesmo fim de semana. O time carioca não entra em campo hoje, mas se o resultado da partida entre Grêmio x Palmeiras for desfavorável para os porcos, Flamengo sagra-se campeão antecipado visto a indisponibilidade matemática de ser alcançado pelo concorrente mais próximo: o Palmeiras.

Os números financeiros da temporada vencedora flamenguista ainda não estão contabilizados em sua totalidade, mas elevam o rubro negro a um novo patamar, coroando uma gestão que se preparou para os dias de glória.

O Flamengo finalmente entregou ao seu plantel e a sua torcida um caminho de vitória inquestionável. Um time que sobrou no campeonato e que agora levanta uma taça desejada por muitos, mas alcançada por poucos. Um Flamengo vencedor que ecoa nas vozes da nação.

Um time que revive as glórias de Zico, Júnior e tantos outros - o seleto grupo que pode chamar de sua uma Sulamerica de muitas cores e contrastes.


Bruno Ramos Empreendendor Analista de Relações Internacionais graduado pela Universidade Vila Velha - UVV

Comentários