Victor cai na real - Jornal Fato
Artigos

Victor cai na real

Passa cada vez mais longe das improdutivas polêmicas de redes sociais, hoje usadas com efetividade para divulgar os feitos administrativos e não para discutir com eleitores


Foto: Arquivo/Fato

"Eu não procuro conhecer as perguntas; procuro compreender as respostas."

Confúcio

Quem comparar o comportamento do prefeito de Cachoeiro Victor Coelho no início da gestão com o atual, vai perceber que o mandatário amadureceu.

Passa cada vez mais longe das improdutivas polêmicas de redes sociais, hoje usadas com efetividade para divulgar os feitos administrativos e não para discutir com eleitores.

Victor caiu na real.

Deixou a gestão virtual para encarar nas ruas os elogios e as críticas, olhando nos olhos dos que lhe agradecem pelas obras ou lamentam a falta delas.

O novo ritmo imprimido na gestão torna mais fácil deixar mais o gabinete.

Se antes incomodava por não fazer obras, hoje a fartura delas é o principal assunto, até de adversários, que se dedicam a diminuí-las em qualidade e importância.

É nítida a tentativa de relativizar as ações, atribuindo a elas interesse eleitoral, que se existe em que as faz, fica ainda mais latente em quem não deseja que sejam feitas ou que tenham sucesso.

 

Homicídios em queda

O Espírito Santo atingiu nos primeiros quatro meses deste ano o menor índice de assassinatos da série histórica, com 16% de queda, em comparação ao mesmo período do ano passado. O que representa 70 vidas poupadas. O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, atribui os bons resultados ao programa Estado Presente, reativado em janeiro.

 

Mais violentos

Levantamento de ocorrência de 2015 a 2018, mostra que 74% dos homicídios do período foram registrados em 10 municípios capixabas: Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Guarapari, São Mateus, Linhares; Colatina, Aracruz e Cachoeiro de Itapemirim, o único sulino. São esses os que recebem mais atenção do programa Estado Presente.

 

Assaltos

Com os homicídios em queda, são os crimes contra o patrimônio que transmitem insegurança à população. E a Polícia Militar deu colaboração importante contra esse tipo de crime ao acabar com desmanche de veículos escondido no bairro mais nobre de Cachoeiro.

 

Mas, hein?!

Se os mandatários se empenham em fazer obras em anos pré-eleitorais, o ideal seria ter eleições ano sim, ano não. Opa, mas já não é assim?

 

DESTAQUE. Integrantes do Poder Público municipal e estadual visitaram as obras do novo Hospital Unimed Sul Capixaba, no bairro União, em Cachoeiro de Itapemirim, na manhã de segunda-feira. Além do prefeito Victor Coelho, foram secretários municipais, representantes de órgãos de Segurança Pública e outras autoridades. O empreendimento está com 35% da obra executada e vai consumir R$ 72 milhões até o término.

 

Sobe

Cinema itinerante

Muito bacana o projeto da Caixa Seguradora que oferece sessões gratuitas de cinema, como ocorreu de sábado a segunda-feira, em Marataízes, e ocorre agora, de hoje a sexta-feira, em Itapemirim. Além de filmes de sucesso, a pipoca e o refrigerante também são de graça.

 

Desce

Gasolina

Preço da gasolina em Cachoeiro talvez seja o mais caro do Espírito Santo. Até Marataízes, que por muito tempo ostentou esse posto - com trocadilho, por favor - o combustível está mais em conta.

 

Vias de FATO 

Governadores de 13 estados e do Distrito Federal divulgaram ontem uma carta aberta contra o decreto de armas, editado pelo presidente Jair Bolsonaro, no começo do mês. 

Entre eles, está o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB). Em sua avaliação, o decreto que amplia o direito do cidadão à arma vai aumentar a violência. 

O sorteio de prêmios do Dia das Mães promovido pela Prefeitura de Presidente Kennedy foi adiado para data ainda indefinida. 

Ainda vou tratar disso com mais profundidade, mas não dá para imaginar que a renovação no MDB de Cachoeiro pudesse se dar alijando as lideranças tradicionais. Ao menos não pelo voto.


Wagner Santos Diretor e editor Jornalista

Comentários