Unimed: Responsabilidade Social - Jornal Fato
Artigos

Unimed: Responsabilidade Social

A Legislação exige. Na Cooperativa Médica Sul Capixaba é diferente


A Legislação exige. Na Cooperativa Médica Sul Capixaba é diferente. A Responsabilidade Social, antes de ser um dever, é um compromisso de cidadania, realizado com o prazer de servir à sociedade. A Coordenação dos trabalhos é realizada pela médica pediatra Fabíola de Freitas Moraes. Ela adquiriu sua experiência em Clubes de Serviços Cachoeirense. Utiliza-se do lema: "Ninguém é tão pobre que não possa doar; nem tão rico que não possa receber." Cria com isso um ambiente fraterno de solidariedade. Vai de encontro à essência da Cooperativa, da filosofia do Cooperativismo, algo que aprendeu durante o tempo que permaneceu na Diretoria Executiva da Cooperativa Médica. Com isso, contribui para a humanidade do sul do Espírito Santo e gera benefícios físicos e emocionais. Vai além dos empregos e rendas que a Empresa possa distribuir. Um trabalho que muda paradigmas pessoais e empresariais. Uma visão médica e empresarial diferente. Uma visão de sentimentos fraternos, sem vaidades, intolerâncias ou necessidade do poder.  Valorização das virtudes. No que temos de melhor para os nossos relacionamentos.

A Responsabilidade Social tem o apoio do Núcleo Feminino da Cooperativa. O Núcleo é composto por Médicas cooperadas, esposas de médicos e colaboradores da Empresa. Foi criado em 2015. Seu projeto inicial: Vi Ver Unimed. Atende crianças com deficiência visual da rede pública municipal. Iniciou-se na Escola Florisbelo Neves. Atualmente são atendidas três escolas em Cachoeiro e uma em Marataizes. Os professores são capacitados para identificar crianças com deficiência visual. Posteriormente, em Mutirão de fim de semana, são avaliadas pela equipe de médicos oftalmologistas (Doutores Paulo Ney, Eduardo Abib e Fernando Lengruber). Após avaliação dos médicos, 85 alunos foram contemplados com seus óculos. A primeira criança, ao enxergar com nitidez, exclamou: "Tia Fabiola, agora posso ver a lua!" O projeto Vi Ver Unimed, do Núcleo Feminino, além da entrega de óculos, faz o acompanhamento do rendimento escolar através da Secretaria de Educação. O Núcleo, para o seu trabalho, utiliza-se da infraestrutura da Empresa. Os recursos para a aquisição dos óculos e organização dos eventos são provenientes de arrecadação em Brechós e doações. Assim, o Núcleo Feminino integra Empresa à sociedade civil sulina. Envolve Cachoeiro aos municípios vizinhos.

Além do trabalho com a visão das crianças, em um momento, o Núcleo se voltou para os idosos. No Lar Adelson Rebello Moreira com tratamento dentário e o Asilo João XXIII com doações de fraldas e leite. A Responsabilidade Social e o Núcleo Feminino tem consciência que as demandas sociais são imensas. Mantém-se firme no trabalho da Visão das crianças e volta-se para outra necessidade: Campanha de Incentivo à Doação de Cabelos para a confecção de perucas para mulheres em tratamento oncológico. As mechas foram recolhidas entre colaboradores, cooperados e familiares, bem como com os clientes da operadora Unimed, um trabalho da cabeleireira Cida Carvalho. A médica oncologista Mariana Novaes e o Gerente de Gestão de Pessoas e Serviços, Atílio Peixoto, encontram-se entusiasmados com o projeto. Além das perucas, serão disponibilizados lenços coloridos.

 

Sergio Damião Sant'Anna Moraes

Visite meu Blog: blogazulix.blogspot.com.br


Sergio Damião Médico e cronista

Comentários