UM ESPÍRITO SANTO DE OPORTUNIDADES E DESAFIOS - Jornal Fato
Artigos

UM ESPÍRITO SANTO DE OPORTUNIDADES E DESAFIOS

1º Encontro de Negócios CONDER prospecta integração de setores


Durval Vieira de Freitas costuma dizer que o Espírito Santo vive um excelente momento, tanto no norte quanto no sul. O coordenador do fórum de petróleo e gás da Findes abriu as rodadas de negociações na tarde desta quinta feira (12) em Cachoeiro de Itapemirim, em evento promovido pelo Conselho Temático de Desenvolvimento Regional - CONDER.

Na pauta a integração entre diversos segmentos econômicos para potencializar a economia regional.

E fomentar os negócios locais não é tarefa fácil. Alguns empresários não sabem o que seu vizinho tem. "É preciso estimular mais estas visitas para troca de informações" sugere o empresário Lauro Machado, que vibrou com as possibilidades de investimentos no sul capixaba.

Durval Vieira de Freitas ainda reforçou: "Não só vender é preciso saber como entregar" se referindo a inovação constante e aperfeiçoamento dos processos produtivos. O Espírito Santo, de acordo com especialistas só cresce se exportar mas precisa fazer bem seu dever de casa.

No exterior a imagem do estado é positiva. Mas há a previsão de um apagão de mão de obra no território capixaba. É aí que entram as capacitações profissionais e educação superior de qualidade. Isso já temos na região Sul, mas é preciso oportunizar através de parcerias público privadas essas capacitações em grande escala.

E o maior indicador desta necessidade de capacitação profissional passa pelos setores de siderurgia, mineração, papel e celulose e agropecuária e vai se afunilando em outras sub categorias ao longo do processo da industria e serviços.

Para Ewandro Petrocchi, executivo do CONDER (Conselho Temático de Desenvolvimento Regional) esses encontros são para reforçar que para acompanhar os investimentos a mão de obra e os fornecedores devem ser contratados na região. "O encontro ficou acima da minha expectativa e os resultados serão bem positivos para Cachoeiro" destacou.

 

FUTURO NO PRESENTE

Biotecnologia, Tecnologia da Informação, alimentação, logística, entre outros setores terão grande crescimento. Aliás já estão em franco desenvolvimento. Hoje o Espírito Santo possui cerca de 62% de exportações, o que é considerado pouco. A maioria são rochas ornamentais. Mas há muito para se exportar.

O Porto Central é uma grande chance de alavancar a economia regional. O objetivo é envolver os fornecedores locais potencializando o petróleo, energia elétrica, agropecuária, minério de ferro e todas as cargas possíveis. A demora talvez seja uma das principais incógnitas do projeto, mas todos os passos são amplamente divulgados.

Com operações previstas para 2023 o cronograma criado em 2012 já enfrentou diversas etapas burocráticas. Atualmente estão sendo cumpridas as exigências ambientais.

Uma das maiores demandas para acompanhar este desenvolvimento é a geração de energia. Uma das empresas participantes apresentou o que há de mais moderno no setor e as soluções disponíveis.

 

PRATA DA CASA

João Marcos, presidente da cooperativa SELITA apresentou dados do sucesso do cooperativismo. O faturamento mensal chega a R$45 milhões. Os investimentos das novas instalações chegam a R$80 milhões e abrem caminhos para a exportação. Mas destaca: "Temos dificuldades em encontrar aqui na cidade e região fornecedores para nossas demandas" relatando que não conseguiram comprar equipamentos para o processamento moderno e seguro do leite. João Marcos ainda falou da qualificação profissional: "Vamos precisar  da mão de obra, cada vez mais qualificada na indústria, então a formação tem que ser urgente".

 

Para o empresário Lauro Machado da Winston Transportes esse evento promoveu a reunião da demanda e da oferta. "Parceiros de nível estadual e local puderam interagir de forma saudável e encontros assim podem ser estendidos a outros segmentos onde estaremos com certeza prontos a apoiar", frisou.

 

BALANÇO

Para o presidente institucional da FINDES SUL Ed Martins André a palavra de ordem é oportunidade. "Muitas empresas acham que é difícil fornecer para grandes corporações e hoje ficou provado o contrário". Ed Martins ainda destacou o sucesso do primeiro encontro como o primeiro passo para essa integração ser cada vez mais eficiente. "Hoje estamos linkando os setores produtivos locais com grandes organizações".

 

COMO PARTICIPAR

As empresas locais que desejam prestar serviços e fornecer produtos devem fazer cadastro nos sites oficiais das grandes empresas ou entrar em contato com a FINDES Regional Sul para maiores informações, pelo telefone  (28) 3521-3668

 


Ramon Barros Comunicador +55 28 99882-8981

Comentários