Sua empresa já é omnichannel? - Jornal Fato
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Sua empresa já é omnichannel?

Quando se pensa em melhorar a experiência do cliente com compras, é preciso fazer com que a sua marca esteja presente em diferentes canais.


 

Cada vez mais a tecnologia fica mais avançada e, juntando com o hábito dos consumidores, cria-se uma nova forma de consumo.

De uma forma geral, as pessoas possuem suas ações mecanizadas, como se fossem programadas para realizar determinadas ações e, embora possam dar a sensação de serem normais, elas são realizadas sob influência de uma série de fatores.

E uma empresa deve e tem que entender o que o consumidor precisa, somente dessa forma ela conseguirá se manter no mercado. Entretanto, entender o que pensa o consumidor nos dias atuais é uma atividade cada vez mais complexa, graças à evolução das tecnologias de comunicação.

De toda forma, as compras feitas pelas pessoas são guiadas por diversos estímulos, que são influenciados a todo o momento. E se a empresa quiser ter um desenho de estratégia de marketing eficiente, ela precisará estudar como esses estímulos podem chegar até o consumidor.

Um bom caminho é juntar todo esse processo com a facilidade para se fazer a compra e a resposta estará em dois caminhos: ou brigar para ter o melhor preço ou oferecer meios únicos para realizar essa ação.

Caso a sua empresa entre na briga pelo melhor preço, é natural que as grandes marcas que tenham poder de investimento em marketing grande também entrem nessa disputa.

Com isso, a sua empresa deverá utilizar os recursos para que consiga competir, alcançando grandes números de vendas.

Um diferencial para isso será perceber que, para conseguir a aquisição de novos clientes, o custo desse processo se dará de forma mais alto. Para diminuir esse valor, você terá que ter um relacionamento melhor com o consumidor, de modo que ele, além de comprar com a sua empresa, tenha satisfação e possa indicar o seu produto ou serviço.

E, para que isso aconteça, o consumidor deve ter uma boa experiência. Uma coisa importante: se o consumidor ficar satisfeito com a experiência que teve junto à sua empresa, até o preço pode ser diferente da concorrência, isso não ia afetar na sua decisão de compra.

Como dar valor à experiência obtida pelo cliente?

Quando se pensa em melhorar a experiência do cliente com compras, é preciso fazer com que a sua marca esteja presente em diferentes canais. O consumidor tem menos tempo hoje em dia, mas ainda assim, possui mais opções e informações. Colocando em prática, significa dizer que as lojas precisam se adequar a essa realidade que se apresenta. Quem não conseguir perceber essas mudanças, provavelmente não conseguirá sobreviver no mercado.

Para a empresa conseguir vender um serviço ou produto terá que ter um canal de vendas digital. Para que a sua empresa consiga aumentar as chances de venda, ela precisará estar no lugar certo, na hora certa, falando para a pessoa certa e entregando a possibilidade de poder realizar a compra da melhor forma possível.

É por isso que dizem que o consumidor é omnichannel. Para melhor entendimento, omnichannel vem do latim omni, que significa "tudo" e da palavra inglesa "channel", que numa tradução livre significa canal. Assim, "todos os canais" pode ser o significado, todos eles devem estar integrados. Ou seja, omnichannel significa estar em todos os lugares e ao mesmo tempo.

Independente do local onde o cliente esteja, ele tendo a vontade de comprar, e a sua empresa sendo um omnichannel, ela o encontrará, fazendo com que você tenha mais chances de conquistá-lo.

Cliente sempre conectado

Numa pesquisa realizada pelo Google, foi constatado que metade das pessoas que utilizam a internet ficam conectadas à internet em 3 ou mais dispositivos diferentes. E tem mais, 91% dos usuários de smartphones compraram um produto após verem o anúncio no aparelho celular.

Esse mesmo estudo diz que 50% das pessoas que utilizam a internet buscam vídeos de produtos e serviços antes de irem até a loja. E 78% das pessoas passam mais tempo pesquisando nas lojas virtuais do que nas lojas físicas.

Ele quer qualidade

O preço ficará em segundo plano quando a experiência vivida pelo consumidor for bem avaliada. Para isso, oferecer coisas como conveniência, qualidade no atendimento, do produto ou do serviço são diferenciais importantes.

O consumidor irá se comunicar

É importante que a sua empresa esteja sempre conectada. A prova disso é que os clientes estão sempre conectados e, se a sua empresa não for encontrada por eles, irá realizar a compra com os concorrentes.

Por isso que você deverá sempre pensar na seguinte frase: o consumidor irá se comunicar, você querendo ou não, estando lá ou não.

Validar uma boa estratégia omnichannel é fazer com que o consumidor passe por toda a jornada sem perceber os caminhos que percorreu. É por isso que você deve ter a consciência de que a coerência entre a comunicação e a integração entre todos os canais devem ser capazes de criar uma atividade natural. 

                                                                           

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Cleiton Martins Especialista em vendas online Consultor Estrategista de Negócios Digitais

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