Somos todos presentes - Jornal Fato
Artigos

Somos todos presentes

Nunca tive a pretensão de receber um título de tamanha proeminência


Ainda vivencio o impacto da emoção, de ter sido indicada a Cachoeirense Presente de 2019, pela Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. Nunca tive a pretensão de receber um título de tamanha proeminência, em geral, tanto eu como todas as pessoas que trabalham voluntariamente, vamos exercendo nosso papel guiados pelo instinto e não esperamos gratificações. A labuta em si e os frutos dele recolhidos são a própria recompensa.

Relembro a história da minha vida, sempre envolvida em um trabalho ordinário e concomitante com ações de caráter comunitário - na Igreja, Associação de Moradores, Conselhos, Associações de Mulheres, grupos de partilha e como escritora. Acredito no trabalho voluntário e de participação efetiva, cujo foco deve ser a comunidade, como acredito que cada um pode fazer sua parte, o serviço se apresenta em inúmeras vertentes, como inúmeras são as pessoas que dedicam sua vida ao próximo. A solidariedade é inerente ao seu humano, servir faz parte da nossa natureza e colher os frutos que daí advém valem mais do que qualquer recompensa material. Porém, a alegria de saber-se reconhecida é grande demais, e como sou agradecida aos senhores vereadores que me indicaram!

Imagino que, com a vitória de duas mulheres, a Festa ganha pelo protagonismo feminino e pela quebra de preconceitos que culturalmente envolvem o nosso gênero. Duas mulheres estarão à frente da Festa da cidade neste ano, uma, a Cachoeirense Ausente, Neuza Maria Brunoro Costa, portadora de um currículo invejável e eu, Cachoeirense Presente, que tento atuar nos espaços para o qual sou requisitada e em que posso ser útil.  O título que vou receber não pertence só a mim, eu o divido com todos os que acreditam numa sociedade mais humana e menos injusta, e aqueles que são contra todo tipo de preconceito, de violência, de abuso de poder, e a favor das minorias, enfim o título é de uma sociedade que luta por um mundo fraterno e onde há esperança de que dias melhores virão. Mulheres e idosos, categorias ao qual pertenço, sintam-se representados por mim! Sonhar é possível e tornar os sonhos realidade cabe a cada um de nós. E que possamos desfrutar de uma Festa da cidade repleta de harmonia e amor.


Comentários