Sigo sonhando - Jornal Fato
Artigos

Sigo sonhando

Às vezes me pergunto o quanto vivo de sonhos na realidade da vida


Às vezes me pergunto o quanto vivo de sonhos na realidade da vida. Sempre acordo na expectativa de um grande dia e ao dormir faço um retrospecto do que consegui realizar, e durmo em paz. E permito sonhar, e permito acreditar que o mundo é um paraíso e que muitos dos nossos sonhos se concretizarão, talvez nem hoje e nem amanhã, mas algum dia, basta que acreditemos e que tenhamos fé na vida e num mundo cuja realidade pode ser construída por nós.

Estou aqui e em qualquer lugar para onde me levam os pensamentos. Estou num local desagradável e posso me deslocar para uma praia em pleno verão, ou sentada numa cadeira de dentista e mergulhando no mar. A imaginação pode nos levar a mundos inusitados e prazerosos, e não é alienação, para mim é uma maneira lúdica de adaptação e reorientação da realidade através da fantasia.

Não sei se acontece com todos, mas na leitura de um livro tenho a capacidade de mergulhar e quando percebo estou junto dos personagens como testemunha viva da narrativa. Transporto-me para a história e consigo visualizar o que leio com todas suas nuances, cores, paisagens, a leitura me conduz da realidade para a ficção e a transforma. Num filme com um final triste crio o meu próprio, adiciono e fico satisfeita. Quando jovem li os livros de Pollyanna, uma menina que tinha a capacidade de transformar sua triste história através do faz de conta. Não considero alienação, a realidade é concreta e transforma-la através da imaginação nos permite alcançar um grau de felicidade, no meio do tumulto da vida. Pollyanna não é uma alienada e sim uma menina bem esperta. Pena que a autora não deu continuidade as publicações, para que pudéssemos ter acesso as peripécias da personagem em todas as fases da vida.  

E vou escrevendo e sonhando com um jardim florido; pomar repleto de frutas suculentas; praia com sol e mar convidativos; mesa repleta de familiares e amigos queridos; livros, revistas e jornais espalhados; filme impactante; casa arrumada; bar com música ao vivo e pista de dança; encontro com amigas; partilha de "abobrinhas; mãos dadas com o amor; realização de projetos; Rio de Janeiro de outrora... Cada um pode ter sua lista e nada impede de se embriagar com seus sonhos. É o caminho para torna-los realidade.

 

Marilene De Batista Depes


Comentários