Saracura e Siriemas - Jornal Fato
Artigos

Saracura e Siriemas

Em setembro, deveria escrever sobre as flores e tudo de belo, e bom, que a primavera nos traz


Foto: Pedro Ferreira

Em setembro, deveria escrever sobre as flores e tudo de belo, e bom, que a primavera nos traz. Afinal, entre o inverno e o verão, nesses meses de setembro, outubro, novembro e parte de dezembro, o sol se aproxima da linha do equador e sentimos sua presença em maior intensidade. Setembro, apesar de Amarelo, por lembrar a Prevenção do suicídio, algo importante para a saúde pública do Brasil, lembra também, o Verde, com a Campanha da Doação de Órgãos e Tecidos. Não esquecendo a contínua necessidade dos doadores de sangue. Todas essas lembranças aparecem em setembro. A primavera, em Cachoeiro, é diferente, a beleza do clarão do dia inicia-se bem cedo com os primeiros raios do sol sobre Itabira e o Frade e a Freira. Apesar da estação revigorante, nas ruas Cachoeirenses, "Viver é perigoso", exatamente como alertou Guimarães Rosa. Perigo na violência diária pela degradação social, política, econômica e a intolerância do convívio social. Um desalento total. Como bom cristão: A esperança há de vingar em nossas tristezas. Além da violência que nos entristece, vivemos tempos difíceis no que temos de mais humano: nossa capacidade de comunicação. As redes sociais são exemplos. Por isso, o cuidado deve ser redobrado. Se a palavra tem força e, dependendo da maneira que a usamos, podem machucar; a palavra escrita, que fica gravada, se eterniza. O estrago é imenso. Irreparável.

Dia desses, atendi uma paciente. Ela se queixava de um colega médico. Gostara do atendimento profissional, porém no relacionamento pessoal deixou a desejar. Reclamava. Ele, após observar, ao exame físico, a perna fina da paciente, para explicar a situação clínica, chamou-a de "Saracura". Em plena primavera, mês das flores, bem no mês de setembro, onde nos encontramos mais receptivos às coisas belas da vida, ele utilizou-se da fauna brasileira. Disse: "Suas pernas lembram a Saracura, precisamos fortalecê-las." Procurei ajuda. Encontrei: Saracura-do-Mato. Ave gruiforme da família Rallidae. Também conhecida como Siricoia. Vivem em áreas pantanosas, brejos. Encontrada no Sudeste Brasileiro, Argentina e Paraguai. Apresenta olho vermelho. Plumagem azulada e marrom. Com bico verde-jade. Comprimento: 34 cm. Voz forte e dura. Bom... Pela pesquisa que fiz, assim como, pela largura e tamanho das pernas da paciente, parecia uma Siriema. Ave típica do Cerrado Brasileiro. Plumagem cinza - amarelada. Porte imponente e cauda longa, bico e pernas vermelhas. Mede 90 cm. Seu canto pode ser ouvido a mais de um quilômetro de distância. Seu canto indica vinda da chuva. Não gosta de voar, prefere correr e pode alcançar 50 km/h.

Ela me olhava e aguardava uma resposta. As pernas finas são características das duas aves. Pela imponência da Siriema pensei em dizer que discordava do nobre colega, pois, as pernas, lembravam uma Siriema. Porém, emudeci. Lembrei da Olivia palito do Popeye (meus desenhos de infância). No final, preferi um termo técnico que descrevesse a diminuição da massa muscular. Com a Judicialização da Saúde, uma palavra mal empregada, pode gerar um processo por danos morais. A Saracura ou Siriema pode ser esclarecedor. Infelizmente, nossos tempos, não são bons para a fauna e nem a flora. Muito menos para brincadeiras, mesmo que lembrem as infantis. Uma pena. Perdemos todos.

 


Sergio Damião Médico e cronista

Comentários