Regra ou exceção? - Jornal Fato
Artigos

Regra ou exceção?

A amiga decidiu terminar um relacionamento de décadas. Causou espanto em muitos, aparentemente as coisas iam bem entre o casal


A amiga decidiu terminar um relacionamento de décadas. Causou espanto em muitos, aparentemente as coisas iam bem entre o casal. Mas ninguém sabe exatamente o que acontece entre quatro paredes, às vezes, nem os familiares. As mulheres em geral relevam situações em prol dos filhos e tentam preservar a harmonia. A maioria dos casamentos que não estão muito bem e se mantém, são sustentados pela mulher. Voltando à amiga, depois do "chute no balde", ela ressurgiu das cinzas. Criou vida e entusiasmo, ficou mais bonita e a mudança se estendeu à sua casa, que se transformou num local acolhedor, repleto de pessoas, plantas e vida. Vida em plenitude!

A história da amiga é recorrente como a de muitas mulheres, que adquirem estímulo e independência após uma separação ou viuvez. Mulheres que não sabiam lidar com finanças e que se descobrem empresárias, para assumir os negócios da família. Mulheres do lar que se tornam figuras públicas ou empreendedoras. Mulheres tímidas que desabrocham, muitas retornam aos estudos, umas dançam, outras cantam ou simplesmente enchem os jardins de flores. E colorem a própria vida e o seu entorno -  pessoas e ambientes.

As mulheres suportam as dificuldades com maior resiliência, mas, em geral, também são elas que dão o "chute no pau da barraca", destemidas e corajosas que são. Os homens preferem não assumir o desgaste de uma separação, para muitos é mais cômodo um relacionamento insosso, ou a felicidade efêmera de uma vida paralela.

A narrativa até o momento surgiu da reflexão feita no quarto de um hospital, por uma mulher observando o companheiro no leito. Analisou toda uma história em comum, com bons e maus momentos, os bons sempre prevalecendo. Pensou nas dificuldades ocasionadas pelas diferenças de temperamento, e o amor que se manteve, apesar delas, e com o passar do tempo. Tanto tempo! E concluiu o quanto o seu companheiro é importante para ela. A casa deles é um ninho prazeroso, nela convivem a família e os amigos, ela canta, eles dançam e se cuidam carinhosamente e do jardim, símbolo da beleza e harmonia do lar, este sempre repleto de flores.  Sente-se feliz e espera que vivam juntos por muitos anos, não se imagina recomeçando pelo final. E nem sabe se sua história é regra ou exceção!

 


Comentários