Que Rei é ele? - Jornal Fato
Artigos

Que Rei é ele?

Numa semana em que as redes sociais prestaram culto absoluto ao Rei da música popular brasileira Roberto Carlos


Numa semana em que as redes sociais prestaram culto absoluto ao Rei da música popular brasileira Roberto Carlos, seria omissa se não declarasse minha admiração e carinho por um artista tão completo e ser humano tão especial.

Conheci Roberto Carlos nos programas da Jovem Guarda, numa TV que dava seus primeiros passos. O programa era animado por um Roberto tímido e por seus amigos-irmãos, Erasmo Carlos e Wanderléia, e foi onde lançaram o iê, iê, iê e rock brasileiro. A juventude do país parava para assisti-los. Das músicas marcantes daquela época cito o Calhambeque, Splish Splash, entre outras. Mas a que me marcou foi Não Quero Ver Você Triste, em que ele mistura poesia com melodia e fica tudo muito lindo e emocionante. E as Curvas da Estrada de Santos que é musicalmente perfeita.

Depois veio a fase romântica e desse período destaco Detalhes, Outra vez, Cama e Mesa, O Portão, Cavalgada, e muitas outras que embalaram a trajetória amorosa de tantos. Tenho todos os LPs dessa fase. Roberto Carlos conseguiu cantar vários ritmos, em línguas diversas, defendeu a ecologia, divulgou sua espiritualidade, não se engavetou como compositor e cantor. Ficou conhecido mundialmente quando venceu o Festival de San Remo na Itália. Seus shows arrebatam multidões, cantando Emoções e tantos sucessos, no Brasil e em várias cidades do mundo. Sua determinação e perfeccionismo fazem de seus shows eventos marcantes e apreciados por todas as gerações. E deve ser um excelente agregador, já que seus músicos nunca o abandonaram.

Ele é reverenciado pelos maiores músicos do Brasil e do mundo. Quantas declarações de amor recebeu nesta semana - de Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Betânia, Gilberto Gil, Alcione, Lulu Santos e tantos. Roberto Carlos valoriza os artistas os convidando para seu show anual na TV Globo, e um de seus discos mais emocionante é Elas Cantam Roberto Carlos, em que as maiores cantoras brasileiras interpretam sua canções. Sempre preservou sua imagem e nunca se envolveu em escândalos, foi considerado omisso porque não se manifestou contra a ditadura. Mas, numa entrevista com Caetano este confirmou que a música Como Dois Mais Dois, composta por Caetano para ele, era um protesto contra a ditadura - "tudo certo como dois mais dois são cinco..." Roberto visitou Caetano no exílio em Londres e agoniado com a situação do amigo para ele compôs, juntamente com Erasmo Carlos, Debaixo dos Caracóis - "Janelas e portas irão se abrir para quando você chegar..."  Caetano compôs Força Estranha em homenagem a Roberto - "Eu vi muitos cabelos brancos, na fronte do artista, o tempo não para e no entanto ele nunca envelhece..." Roberto Carlos, com sua música e arte, alcançou a imortalidade.

 

Marilene De Batista Depes


Comentários