Projeto "Praia para todos" - Jornal Fato
Artigos

Projeto "Praia para todos"

A estrutura conta com cadeiras anfíbias, profissionais habilitados - salva vidas e bombeiros, e banheiro acessível


Foto: A Gazeta

A Prefeitura de Marataízes continua a nos surpreender e o Projeto "Praia para todos" causa admiração aos veranistas. As pessoas com dificuldade de locomoção, deficientes e idosos, agora podem tomar banho de mar e curtir praia. Foi disponibilizado para eles uma grande tenda de apoio, passarela de madeira para o acesso à tenda e outra esteira plástica para acesso ao mar. A estrutura conta com cadeiras anfíbias, profissionais habilitados - salva vidas e bombeiros, e banheiro acessível. O projeto funciona de terça a domingo, das 8.00 às 12.00 h, na Praia Central. E é totalmente gratuito, basta ligar e agendar.

Como frequentadora do local tenho observado o trabalho dos profissionais e a alegria dos contemplados. Os usuários são levados até o mar nas cadeiras anfíbias e na água são disponibilizadas boias e profissionais, sempre em dupla, que os apoiam e permitem que se sintam seguros para o banho. Gosto de me aproximar para observar a expressão de felicidade e os comentários de quem foi permitido usufruir de um prazer que não lhes era possível desfrutar, por falta das condições que em geral as famílias não possuem - cadeiras e boias propícias, gente capacitada e forte para a condução adequada. E o encantamento dos que assistem a realização do projeto é notório.

Expresso nosso agradecimento à Prefeitura Municipal de Marataízes, em nome do Prefeito Municipal Tininho Batista e do Secretário de Esportes e Lazer Robson Seyr, que diante de uma obra tão grandiosa como a realizada na Praia Central, tiveram também a sensibilidade de olhar pela população com limitações e de dar a eles a possibilidade de desfrutar com dignidade e segurança de um dos grandes prazeres do verão, que é o banho de mar.

A preocupação com os menos favorecidos faz parte das mentes altruístas e dos corações compadecidos, e raramente assistimos um gestor priorizar o cuidado com uma população que pouco ou nenhum retorno pode representar à administração. E em Marataízes estamos assistindo o humanismo e o respeito ao cidadão sendo aplicado em sua forma mais real. Dar dignidade e oportunidade a todos os cidadãos é um objetivo a ser alcançado pelos governantes e, às vezes, ações que pouco oneram são as de maior envolvimento social. Marataízes, com o "Praia para todos", poderia ser referência aos demais municípios da orla capixaba.

 

Marilene De Batista Depes

 


Comentários