Prefeitura de Cachoeiro abraça o feminismo - Jornal Fato
Artigos

Prefeitura de Cachoeiro abraça o feminismo

A prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim irá financiar uma grande obra artística


A prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim irá financiar uma grande obra artística, em frente à escola de educação infantil CIAC Raymundo Andrade. A obra será em homenagem a uma personalidade Cachoeirense muito polêmica e que divide opiniões.

A cachoeirense Dora Vivacqua veio de uma família de grande prestigio popular.
Em uma breve consulta a suas bibliografias disponíveis na internet, vi que se tratava de alguém que ainda hoje causa polarizações.
A homenageada Dora Vivacqua foi considerada grande percussora do Feminismo e do Naturismo, ou seja, se remeteu a um estilo de vida ao ar livre onde ficar Nú seria uma prática comum. Antes de chegar a esse nível, ela protagonizava, ainda jovem, outros escândalos, sendo que um deles foi o relacionamento amoroso com o seu cunhado.  Tinha como característica o comportamento sedutor, atípico para sua época. Envolvida em inúmeras polêmicas, foi, então, diagnosticada por psiquiatras com Esquizofrenia, sendo declarada oficialmente insana. Gozou de alta na clínica na qual esteve, até realizar para um rapaz uma aparição vestida de "Eva", na qual foi flagrada, sendo novamente internada.

Após a segunda internação e outros fatos culminantes, Dora fugiu para o RJ, onde em breve se tornaria famosa. No RJ não se sujeitou por muito tempo a um relacionamento que lhe proibiu ser paraquedista e/ou de se apresentar em circo por meio da dança. Apesar de não considerada uma ótima dançarina, ela se destacou ao começar se apresentar "Nua", com cobras envolvidas em seu corpo. Suas aparições desprovidas de roupas não se reteve ao circo ou teatro, indo para vias públicas também, rendendo prisões, multas e mais polêmicas. Nasce, nesse cenário, a "artista" Conhecida Luz Del Fuego a qual será homenageada em via pública de Cachoeiro.

Luz Del Fuego atingiu o auge da fama aos 30 anos. Chegou a lançar o (PNB) partido Naturista do Brasil, que defendia o Divórcio das mulheres e o Nudismo, porém fora reprimida por influência de seu irmão que era senador na Época e via como desprestígio a sua imagem uma irmã que ficara famosa com ajuda das suas aparições nuas para a sociedade.

Luz Del Fuego chegou a criar uma ilha que se transformara em recanto naturista, onde diziam que libertinagem não era aceita, apenas práticas saudáveis, local onde músicos se apresentavam apenas de gravata borboleta. Com o fim do Governo JK e início de um movimento conservador, a ilha findou as atividades. Luz Del Fuego passa a viver, então, apenas na companhia do caseiro, porém mantendo suas convicções. Ao denunciar pescadores de realizarem pesca com explosivos, matando inúmeros peixes, acaba gerando nesses acusados o sentimento de ódio que resulta posteriormente em um cruel e covarde homicídio. "Acredito que haja outras motivações obscuras". 

Essa será a personalidade a ser homenageada por meio de pinturas em Cachoeiro de Itapemirim. Não queria ser do contra, mas muito me alegraria se a pessoa a ser homenageada fosse a ilustre Zilma Coelho Pinto, mulher que se dedicou muitos anos à causa da alfabetização. Chegou a ser conhecida como "A Louca do Itapemirim " por sonhar com um país sem analfabetos e por acreditar em seu sonho para o qual ela se entregou intensamente, beneficiando inúmeros Cachoeirenses.

Mas infelizmente ou felizmente quem decide são eles da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.


Rodolpho Verediano Gerente de Vendas

Comentários