Peço desculpas às mulheres - Jornal Fato
Artigos

Peço desculpas às mulheres

Direi a cada uma as qualidades que vocês realmente possuem e que adquiriram através do esforço pessoal


Cada vez sou mais consciente de que, o tempo de vida que Deus nos concede tem o objetivo de nos aprimorar como seres humanos. E vamos aprendendo e nos surpreendendo com o que a vida nos apresenta.

E foi com encantamento que ouvi de uma jovem, num sarau, a citação de uma poesia da obra da indiana Rupi Kaur, "Outros jeitos de usar a boca".  Citarei a poesia para que entendam a minha surpresa: "Quero pedir desculpas a todas as mulheres que descrevi como bonitas, antes de dizer inteligentes e corajosas, fico triste por ter falado como se algo tão simples como aquilo que nasceu com você, fosse seu maior orgulho quando seu espírito já despedaçou montanhas; de agora em diante vou dizer coisas como:  você é forte e você é incrível, não porque eu não te ache bonita, mas porque você é muito mais do que isso."

E todas as vezes que minhas amigas postavam fotos, eu comentava o quanto são lindas e às vezes até exagerava com um muito linda ou lindíssima! E me omitia de dar a cada uma as qualidades que bem sei que possuem.  E quando trata-se de um homem eu nunca cito seus dotes físicos, em geral eu os qualifico como inteligentes, grandes empresários, músicos ou escritores. Bem sei que beleza não qualifica ninguém, e o que mais me surpreendeu é o fato de eu ser uma feminista e nunca ter compreendido o quanto de machismo utilizamos nas nossas palavras. A cultura de desvalorização da mulher é tão perniciosa e insidiosa que, nem a percebemos nas múltiplas situações cotidianas.

Peço desculpas e a partir de hoje, minhas queridas amigas, direi a cada uma as qualidades que vocês realmente possuem e que adquiriram através do esforço pessoal.  E eu sei o quanto é difícil para uma mulher se posicionar neste mundo. Reconheço que vocês são lindas, mas também sei que são muito mais do que isso e tenho conhecimento das montanhas de dificuldades que vocês superaram para chegarem íntegras e ilesas até aqui.

 

Marilene De Batista Depes


Comentários