Outros - Jornal Fato
Artigos

Outros

Dentro de cada um de nós, imagino, existem outros


Dentro de cada um de nós, imagino, existem outros. Muitos. Apresentando-se ao sabor da conveniência, de cada situação. Vivem ocultos, sob a face neutra cotidiana, e nem sempre são mais adequados, exceto para satisfação geral, em prejuízo da própria. Então, aqueles, por força dos outros, dispensam prazeres distintos.

Abandonam, o espetáculo da observação, um pouco mais prolongada, e o gosto pela beleza, permutada pelo pragmatismo óbvio daquilo que separa a bondade da frivolidade.

Assim, por puro temor da exclusão, garantida pela igualdade de todos os dias, esses outros, a nos povoar, fazem para aqueles sempre as escolhas enganosas, sobrevivendo, na verdade, na sombra das convenções, hábitos e costumes, despercebidamente, incorporados, sem razão alguma, por via da miséria transmissão, desde priscas eras. Daí os outros, maiores, cegos por ilusões, se sobrepõem aos menores, humildes, porém mais atentos e infinitamente melhores. Os outros, olvidam estrelas. Aqueles, falam as palavras dos jardins, revelando a predileção altaneira, sobre coisas mais caras e preciosas. Os outros que existem em nós, advindos das bandas lá não muito boas, prevalecem, contudo, apenas, porque nós permitimos. Oxalá, um dia, sejam denegados, definitivamente. Tanto melhor, para aqueles, pelo prêmio de benfazejos efeitos, tais como a alegria da compaixão, da aceitação e do amor, e  assim transformar além nós mesmos, para cima, também a vida, para canta-la em seguida.

 

*******************

Amo-te

E amo-te, porque amar não é fado, nem mesura

 

Tem a brancura, de quem ara a terra, todo dia, sem cansaço.

 

E se exausto o braço do lavrador, há outro, para o amor, que continua.

 

Amo-te, vivendo, não à vaga, de fé, pura, na presença tua, a criar o sentimento, de onde nasço

 

Amo-te, humildemente, sem alardes, ou em partes Amo-te, tanto, completamente.

 

E acendo estrelas. Ouvindo planetas, solicitarem ao universo

o verso adequado, para cantar o tamanho, de quem amo

 

Para ama-la, portanto, basta amar-te.

 


Giuseppe D'Etorres Advogado

Comentários