Os Professores Mantém Nossa Memória - Jornal Fato
Artigos

Os Professores Mantém Nossa Memória

Se o jovem leitor perguntar a seus pais o quanto e quais de seus antigos professores se lembram


Se o jovem leitor perguntar a seus pais o quanto e quais de seus antigos professores se lembram, vão receber inúmeras recordações; nomes de professores e, principalmente, professoras, que os conduziram ao caminho do bem, não só na Escola, mas na vida inteira, até hoje e muito mais além.

Preparem-se jovens, vez que a possibilidade de vocês terem a mesma referência histórica dos professores seus, atuais, diminui muito, não por conta dos professores, mas pela extrema movimentação deles, de uma escola para outra; o professor que te encanta em um ano, amanhã estará longe de você e a mera possibilidade de, simplesmente, cumprimentá-lo vez por outra será mínima, vez que ele estará longe, escola distante e perderá a memória e a inter-relação.

Aprendi, desde criança: - ser professor é ter carreira, geralmente na mesma escola, bairro ou distrito, próximo a alunos e ex-alunos, onde, a cada dia, eles professores, pelo estudo e pela proximidade, vão juntando cabedal de conhecimento que transferem de maneira cada vez maior e intensa aos alunos, no decorrer de três décadas ou mais.

A qualidade do professor, junto à garantia de seu emprego na mesma escola, próximo a alunos e ex-alunos, não tenham dúvidas, é o que sustenta boa dose do nosso sucesso na vida particular. O que o professor faz durante a vida é quase o mesmo, senão igual, ao que bons pais de família constroem para seus filhos. Rememore aí, enquanto me lê, leitor, nessas minhas frases desesperadas.

Em Cachoeiro, tempos atuais, na Prefeitura, tudo virou ponta-cabeça. Parece que malucos se apossaram dos destinos da escola pública municipal, mas não é isso não - com a barbárie em Cachoeiro, eles pagam menos aos professores, que não tem benefícios do tempo de serviço e outros valores que o trabalhador possui, sem favor.

No Diário Oficial do Município de Cachoeiro, de 10 de fevereiro corrente, publicou-se decreto nomeando 516 professores e professoras a partir de 03 de fevereiro, para as escolas municipais de Cachoeiro (pág. 15/23). Ou seja, a nomeação saiu quando os professores e professoras já estavam trabalhando há uma semana, erro crasso, ridículo. Ridículo, mais ridículo ainda, é que, até dia desses, a nomeação era válida por um ano. Agora o decreto diz ser válida a nomeação apenas até 30 de junho de 2020, 5 meses de contrato. Absurdo que monta como um burro nas costas do professor. O que acontecerá depois de 30 de junho? Em julho, mês de férias?

Pior que erro crasso é o fato ilegal e inconstitucional de que todos esses professores de Cachoeiro foram contratados como designação temporária, ofendendo criminosamente a Constituição Federal que determina que servidores dessa qualidade sejam admitidos após concurso público e com garantia de emprego até a aposentadoria - é a regra. Essa a regra que vem sendo desrespeitada pelas últimas administrações municipais..., eleitas por nós, que continuamos silentes frente ao descumprimento da Constituição e de grande cabedal de leis. E pior, maculando ferozmente a educação dos alunos das escolas municipais de CACHOEIRO.

Já existem diversas ações tanto do Ministério Público quanto de outros cidadãos tentando derrubar esse estado calamitoso, mas processos andam devagar. Enquanto isso, administrações também calamitosas vão transferindo a calamidade para você, meu amigo, para vocês, jovens cachoeirenses.

Lembrem-se disso, daqui pra frente.

 

 

Escalada Capixaba, O Livro

Em área da qual lera pouquíssima coisa, até então, aparece-me livro capixaba fundamental, escrito pelo também capixaba Oswaldo Baldin.

700 páginas, supercoloridas e informativas sobre as montanhas capixabas, extensamente comentadas, com fotos coloridíssimas e informações as quais nunca tivemos.

Ali está verdade que nos honra muito, a nós de Cachoeiro. O Pico do Itabira foi a primeira montanha capixaba a ser escalada de forma técnica, em 1947, pelo CERJ - Centro Excursionista do Rio de Janeiro. O livro comemora os 70 anos da escalada, eis que é livro publicado em 2017.

A Biblioteca Professor Deusdedit Baptista, da Câmara Municipal de Cachoeiro, que é inundável, tem exemplar do livro, para consulta. E quem quiser adquiri-lo para sua biblioteca particular é só acessar o site http://www.escaladacapixaba.com.br/comprar/.

Se comprar um, custa R$ 150,00; comprando três exemplares, o preço cai para R$ 100,00 cada um.

Compre, leia, dê de presente, enriqueça uma biblioteca escolar.

 

 

 

 


Higner Mansur Advogado, guardião da cultura cachoeirense e, atamente, vereador

Comentários