Os óculos que tu roubaste - Jornal Fato
Artigos

Os óculos que tu roubaste

Hipocrisia é atacar os outros de ladrão sendo ladrão


Um vídeo. Uma matéria. Uma revelação. E com isso, grande parte da população cachoeirense chocada, indignada e revoltada.

O fim de semana em Cachoeiro foi marcado pelo conhecimento constrangedor e "mal agourado" de que um integrante de uma dupla de ativistas políticos de nossa cidade estava furtando um óculos de uma ótica local.

A internet ferveu. A opinião pública ficou agitada. Afinal, os dois marmanjos estavam se esforçando em vociferar verdades por ai, atacando o poder público, acusando mandos e desmandos, marcando cartas marcadas, e criando prognósticos futurísticos acerca de quem ganharia as próximas eleições.

Tinha gente aplaudindo a dupla dinâmica. Então, o castelo alegórico construído por ambos de repente desmorona. Um pego em flagrante roubando, lesando o já combalido comércio de Cachoeiro. O outro, em meio a explicações estapafúrdias gravando vídeos ora dizendo que defendia o colega, outra ora dizendo que o colega teria que pagar. Ora dizendo que não tinha nada com aquilo, ora dizendo que "orientou o meliante a fugir da cidade e de suas responsabilidades até a poeira baixar." Na confusão de suas explicações escalafobéticas chamou o povo cachoeirense de "hipócrita" dizendo que nossa amada cidade é a terra da hipocrisia. Ofendeu a muitos cachoeirenses.

E não parou por ai...com o cacoete de quem gosta de falar o quer e se acha o rei da cocada preta, ligou sua metralhadora giratória e começou a atacar os colegas da imprensa. Acusando a tudo e todos de formarem um grande complô contra seu colega de bancada ladrão que a essas horas se seguiu o seu conselho deve estar fora da cidade, quem sabe em Anchieta, onde tem muitos amigos.

Bem...esse foi o circo armado. Da minha parte como cidadão cachoeirense e como um cara que ama profundamente minha cidade e acredita nela, me senti demasiadamente ofendido em alguém que se diz cachoeirense ofender seu povo objetivando isentar de críticas seu comparsa de quadro político por ora pego cometendo delitos.

O povo de Cachoeiro é ordeiro, bonito, altamente intelectual, inteligente emocionalmente, exporta mão de obra qualificada, referência em todo mundo, opinativo e defensor dos interesses da cidade. Não pode ser chamado - nem por forasteiros nem por conterrâneos - de povo hipócrita.

Hipocrisia é atacar os outros de ladrão sendo ladrão. Isso é hipocrisia.

E que esse episódio nos sirva de lição: cuidado sobre o que ouvimos, quem que se dispõe a ser "influenciador digital" em nossa formação de opinião...quem ataca muitas vezes ataca para disfarçar seus maus desígnios.

E como diz a frase da sabedoria popular conhecida por nossos ancestrais:

- Diga-me com quem tu andas que direi quem tu és!

Cuidado com as más companhias.


Bruno Ramos Empreendendor Analista de Relações Internacionais graduado pela Universidade Vila Velha - UVV

Comentários