Os diferentes - Jornal Fato
Artigos

Os diferentes

Nascem prontos os artistas, os gênios. Pronto para nos mostrar a beleza que a vida é ou poderia ser


Nascem prontos os artistas, os gênios. Pronto para nos mostrar a beleza que a vida é ou poderia ser. Nem sempre desfrutam do dom de sua genialidade, de seus encantos. Muitas vezes caminham para a autodestruição sem sentido. Como se a genialidade consumisse o desejo de uma vida terrena. Fugissem do seu tempo. Vivem através das obras, da música, da poesia, dos contos, das idéias, da imagem e da memória de muitos. Nos diferentes, o despertar é bem cedo, na infância ou juventude. Viveremos muitos anos, viveremos cada vez mais, contaremos muitos anos. Mas o despertar do artista se fará em sua juventude. Assim foi com Einstein, Freud, Carl Jung, Da Vinci, Caravaggio, Cazuza, Pelé, Maradona, Amy, Rubem Braga, Sergio Sampaio... O poeta do pantanal, Manoel de Barros, os descreve assim: "Eu os vejo nas ruas quase que diariamente./ São uns homens devagar, são uns homens quase misteriosos./ Eles estão esperando./ Às vezes procuram um lugar bem escondido para esperar./ Estão esperando um grande acontecimento./ E estão silenciosos diante do mundo, silenciosos./ Ah, mas como eles entendem as verdades/ De seus infinitos segundos."

Na literatura brasileira, no início do Império, lembro Joaquim Manuel de Macedo. Médico. Conhecido como Dr. Macedinho. Torna-se, aos 24 anos de idade, um dos primeiros romancistas brasileiros. Apresenta, em forma de folhetim, o romance "A Moreninha". Depois, com as crônicas em jornais da época, passa a explicar e mostrar as coisas dos amores e o cotidiano do Rio de Janeiro. Rubem Braga, em crônicas sobre Artes e Artistas, conta a ideia de Gilberto Freyre: "Com o passar dos anos, e já envelhecidos, o poder criativo cresce." Cita, como exemplo, Pablo Picasso. Rubem concorda com a vitalidade e capacidade laborativa do pintor catalão, quanto à criativa nem tanto. Ele escreve: por volta dos setenta anos, Picasso "parou de inventar moda." Pintou por mais vinte, porem, sua arte parou de ser subversiva. Seguiu uma rotina. Não via em sua constatação nenhum demérito. Também, nada conclusivo. Logo adiante fala de Carlos Scliar, pintor gaúcho, aos 50 e poucos anos, na prefeitura de Porto Alegre, com seus painéis: mexeu, viveu, e deu uma revirada de mesa. Esses são os diferentes excêntricos, na mostra de sua genialidade nas artes, os admiramos. E os outros diferentes? Os de comportamento que não desejamos ver: introvertidos, doentes mentais, autistas... Por que não os aceitamos?

Claro que, a falta da genialidade não impede o aparecimento de muitas capacidades. Fica a dúvida de Émil Cioran: "O que eu sei aos 60, sabia aos 20: 40 anos de um longo e inútil trabalho de verificação." Acho que não. Prefiro Confúcio: "Aos 15 anos, orientei meu coração para aprender. / Aos 30, plantei meus pés firmemente no chão/... Aos 70, eu podia seguir as indicações do meu próprio coração, pois o que eu desejava não mais excedia as fronteiras da justiça." Os não diferentes, com perseverança e disciplina, organizam o mundo. Mas, na beleza das nossas diferenças, na genialidade ou não e na loucura das inspirações que nos fazemos humanos.

 

Sergio Damião Santana Moraes

Visite meu Blog: blogazulix.blogspot.com.br

 


Sergio Damião Médico e cronista

Comentários