O jornalismo profissional escreve a nossa história - Jornal Fato
Artigos

O jornalismo profissional escreve a nossa história

Por essas razões a imprensa é considerada uma conquista da civilização indispensável à democracia


jornais e revistas digitais, que utilizam textos e parágrafos mais curtos que conduzem a leituras mais rápidas como são próprias do meio. Ou seja, o impresso e o digital mais se complementam do que concorrem entre si. Não é por outra razão que os grandes jornais do país mantêm, simultaneamente a edição impressa em papel e a digital.

O jornalismo profissional, nessa primeira quadra do século XXI, se mostra capaz de desenvolver linguagens distintas para cada uma das plataformas que utiliza para alcançar os seus fiéis leitores e consumidores de informação, sem prejuízo do legado cultural que deixa para as comunidades onde atua. Não é sem razão que a ANJ, Associação Nacional de Jornais, veiculou a campanha "Nunca se leu tanto jornal", ressaltando o conceito das múltiplas plataformas. É também a ANJ que, baseada nas métricas auditadas pelo IVC, informa que o acesso aos jornais cresceu 40% durante a pandemia da Covid-19, com os leitores ávidos por informações confiáveis.

A importância do jornalismo profissional pode ser avaliada pela voracidade com que os bolsões políticos radicais que se espalham pelas redes sociais da internet - e que são os maiores disseminadores das fake news - se voltam contra ele. Esses grupos sabem, mais do que ninguém, que o jornalismo profissional é o antídoto capaz de neutralizar a desinformação e as mentiras. Sabem que a imprensa profissional é a fonte procurada pelos consumidores quando buscam informação de qualidade e com credibilidade e pelos pesquisadores que desejam reconstituir a história recente da sociedade.

No dia 7 de abril se comemora o Dia do Jornalista. Essa data motivou a elaboração desse artigo que procura resgatar o valor do jornalismo profissional - e de todos os meios e plataformas por ele utilizados - e o papel que ele desempenha de historiador da trajetória da sociedade contemporânea.

 

José Carlos Corrêa é Jornalista e professor

 

Comentários