No final tudo valerá a pena - Jornal Fato
Artigos

No final tudo valerá a pena

Algumas vezes me perguntei, se o que estava acontecendo, fazia algum sentido, no entanto não obtive nenhuma resposta


"No final tudo valerá a pena", "os meios compensaram os fins", "tudo fará sentido", quem nunca ouviu essas frases, mas o que valerá a pena? Quais são esses meios? E o que fará sentido? Algumas vezes me perguntei, se o que estava acontecendo, fazia algum sentido, no entanto não obtive nenhuma resposta. E também não quis esperar até o final para entender, pois ele pode estar muito longe e um segundo é muito precioso para ser perdido.

Eu sempre achei que as coisas aconteciam por que realmente tinham que acontecer, e acho que ainda penso nisso, mas o que mudou foi que eu sei que todos os acontecimentos foram seguindo a sua trilha a partir das minhas decisões de hoje. Qualquer atitude diferente tomada da minha parte me levaria para outro lugar, outras pessoas, outra vida e tudo isso valeria a pena, não no fim, nem no meio, ou no começo, mais na caminhada percorrida. Com todos os erros e acertos, risos e choros.

Embora tudo seja muito complexo, não deixei de encarar o que estava a minha frente. Caminhei até minha casa, peguei o jornal caído na porta, abri em uma página qualquer e li um artigo...

-"À noite esta tão fria lá fora. Já é inverno e quero me aquecer. Os calafrios passam pelo meu corpo como se não tivesse nada o cobrindo. Tudo é em vão. O sol, o nosso rei que deveria esquentar-nos, já não está com sua força total. È como se tivessem acertado um soco de primeira e ele estivesse se recuperando desse ataque. Aquele que nem é tão forte assim, mas que nos desestabiliza e demoramos alguns minutos para voltar a real. E em meio a esse devaneio, passa aquele filme na nossa cabeça, "aonde foi que eu errei". Foram anos de dedicação para esse grande momento e agora por um deslize meu, eu ponho tudo a perder. Não, não se culpe. Todos erram. Não seja tão duro com você. Permita-se errar e descobrir-se nesse erro. E verás que a vitória vem para aqueles que se dedicaram e que um dia, também caíram. O sol, daqui poucos meses voltará a nos aquecer como nunca, e aquelas noites frias foram somente detalhes, e um aspecto da natureza que se prepara para receber o tão esperado verão.  E você vai continuar treinando e treinando, e se preparando para a próxima batalha e nessa já sairá campeão. A vitória é só uma palavra que contém um grande significado, mas não é no momento da comemoração desse episódio, que você se torna um vencedor. Mas sim, no caminho percorrido."

E na verdade esse fim que tanto desejamos, pode ser no termino de uma grande jornada ou em um momento não tão feliz. No entanto, o que todos esperam é uma data marcada, onde tudo e todos estarão felizes e comemorando suas vitorias e conquistas até o dia em que através do amor maior, as luzes não apagaram jamais.


Caroline Fardin Araújo Professora de Língua Portuguesa

Comentários