Medo de escrever ? Sei que não estou sozinha - Jornal Fato
Artigos

Medo de escrever ? Sei que não estou sozinha

Ultimamente, entre meu tempo gasto com redes sociais, tenho estado mais que o normal no LinkedIn


Por Bruna Hemerly

 

Ultimamente, entre meu tempo gasto com redes sociais, tenho estado mais que o normal no LinkedIn. Gosto dos textos que encontro lá. Muita gente postando artigos interessantes e com assuntos pertinentes a minha realidade. Entre essas leituras, encontrei um pequeno texto que me chamou muita atenção e me levou a escrever este.

Uma jornalista escrevia sobre o medo de escrever... Talvez isso te pareça bem estranho já que a gente vive disso. No entanto, não era sobre o medo de escrever as matérias, era sobre o medo de escrever aleatório, de expor as suas ideias, de fazer do seu trabalho também a sua distração.

Pela profissão, principalmente jornalistas jovens como eu, temos o costume (e quem sabe mau-costume) em só publicar os textos revisados e aprovados por alguém, e como em nossa vida não temos editores nos supervisionando, não conseguimos transformar os nossos pensamentos em nada além de pensamentos.

Ficamos presos a uma obrigação de escrever bem (e isso não significa erros de português, porque isso é obrigação de todos). Acho que ficou implantado no nosso subconsciente que precisamos ser imparciais em tudo, que nosso texto precisa ter lead, que precisa de aprovação do editor, que precisa ser um texto digno de capa de jornal e etc., que quando estamos livres, nossas palavras somem. Temos medos de sermos pessoas. É mais fácil sermos só jornalistas.

E você deve estar até agora se perguntando para que eu escrevi tudo isso... Escrevi porque sei que não estou só. Tem muita gente se cobrando ser perfeito em tudo. Pensando que só pode aparecer quando for o melhor na sua área profissional. Lembre-se, ninguém é perfeito. Existem excelentes profissionais em diversos segmentos, que são referências para os iniciantes, mas todos passaram pela mesma etapa que você está passando ou já passou.

Acredite que você é capaz de fazer aquilo que se preparou para fazer! Eu podia ter medo de escrever, mas talvez o seu medo seja de atender o primeiro cliente ou primeiro paciente. Tire as suas obrigações do foco e se permita tentar. Descubra do que é capaz! Não tenha medo de escrever!

Comentários