INVESTIR EM DÓLAR É UMA BOA OPÇÃO? - Jornal Fato
Artigos

INVESTIR EM DÓLAR É UMA BOA OPÇÃO?

É preciso ter muita cautela ou pode-se perder todo o valor investido.


VALE A PENA INVESTIR EM DÓLAR?

Para quem ganha com moeda estrangeira está se animando em investir mais nas verdinhas americanas. Isso por que o dólar comercial vem batendo altos índices e pode render bons rendimentos.
Mas a pergunta é: como e quando investir ? separamos algumas dicas que podem facilitar sua tomada de decisão quando o assunto é dinheiro.

Por exemplo: quem vai utilizar dólares em um futuro próximo a hora é essa, mas para isso é preciso fazer um planejamento de quanto investir e quanto gastar posteriormente. Quem vai estudar ou morar lá nos Estados Unidos tem prioridades diferentes de quem vai só passear.

Outra forma de investir é diversificar os rendimentos comprando e vendendo moeda estrangeira, mas é preciso ter muita cautela, afirmam os especialistas. É como usar pagar a taxa do cheque especial sem usar.

Para compra de equipamentos importados também é uma boa opção de investimento. Com a oscilação do câmbio pode-se comprar com condições bem favoráveis.

Existem os investimentos ligados ao dólar como Fundos de Investimento cambial. Nesta modalidade 80% do patrimônio são contratos e o restante em ouro. A tributação do Imposto de Renda é na fonte apenas quando há lucro nas operações.

Também é possível comprar cotas de ações de empresas norte-americanas. E essa negociação pode ser feita aqui mesmo no Brasil. É o mesmo que comprar ações em empresas brasileiras. Só abrir uma conta em uma corretora e fazer os investimentos.

Dólar futuro: com apenas R$50 já é possível iniciar os investimentos. Também é preciso ter uma conta em uma corretora. Funciona da seguinte forma: você faz uma espécie de aposta prevendo qual a cotação em 3, 6 ou 12 meses. Pode ser que você erre e perca o dinheiro.

Para quem prefere algo mais moderno, existe o Exchange Traded Fund (ETF). São aplicações em índices das bolsas de valores. Também são negociadas por corretoras brasileiras e os investimentos começam com R$200. As taxas são baixas mas também tem o Imposto de Renda na fonte.


Ramon Barros Comunicador +55 28 99882-8981

Comentários