Ilusões facebuquianas - Jornal Fato
Artigos

Ilusões facebuquianas

Postei recentemente uma foto minha em rede social para falar de um estúdio de beleza que foi inaugurado recentemente na Enseada do Suá, em Vitóri


Postei recentemente uma foto minha em rede social para falar de um estúdio de beleza que foi inaugurado recentemente na Enseada do Suá, em Vitória.

A profissional, Carina Sereno, é das melhores que já me atenderam. Nas fotos estou penteada e maquiada e fui fotografada com boa luz e num dia em que a família estava toda reunida, o que já garante a alegria e o brilho no olhar. E isto certamente reflete nas fotos.

Então, a soma desses fatores, aliados a duas boas profissionais, uma maquiadora/cabelereira e uma fotógrafa (a minha sobrinha Fabiana), produziram um resultado que considero muito satisfatório para uma pessoa que emagreceu quase 70 kg (e portanto trocou o excesso de gordura pelo excesso de pele) e já passou dos 15 anos faz tempo.

Relato isso por dois motivos: primeiro, pela importância da contratação de especialistas. Curiosos produzem efeitos deploráveis e gastam o dobro do triplo por nada. E ainda podem fazer uma exposição negativa de qualquer figura, pública ou privada. Então realmente pagar especialistas nunca pode ser considerado gasto, mas investimento. E sempre que posso, faço isso com gosto.

Isso vale para assessoria publicitária, assistência médica e odontológica, outros profissionais liberais e os que cuidam, de alguma forma, da imagem e reputação. E também para faxineiras, manicures, esteticistas, lavadeiras e passadeiras (ainda existem?), cozinheiras e babás. Do que parece desimportante ao considerado nobre.

O segundo é que nem tudo é o que parece. A sensação após ver as fotos foi aquela: uau, que gata!  O deslumbramento passou imediatamente após o banho. No dia seguinte era novamente a pessoa que usa apenas batom, geralmente de cores fortes, e que gosta de estar sempre de unhas feitas, mas foge dos esmaltes nudes, apesar de achá-los lindos na unha das outras mulheres.

Então, se as aparências facebuquianas enganam, penso se vou encontrar alguém que viu as fotos em que estava produzida, e se vai me reconhecer e lançar um olhar de decepção. Porque cá para nós, maquiagem é tudo. Entregar-se aos cuidados de quem sabe o que está fazendo nos torna outra.  A maquiagem produz resultados, bons ou ruins, imediatos.

Já as falhas de "especialistas" de outras áreas demoram mais a aparecer, já que, grosso modo, "não estão na cara". E até serem identificadas, se forem, muito dinheiro já foi pelo ralo. Tem muito "profissional" se vendendo muito melhor do que é. Farta propaganda enganosa. Pura ilusão. E se não quer se iludir, não use maquiagem de má qualidade, manipulada por amadores. Isto vale para a vida.

E "quintaneando", não há mais o que dizer.  "Meu saco de ilusões, bem cheio tive-o./ Com ele ia subindo a ladeira da vida./ E, no entretanto, após cada ilusão perdida.../ Que extraordinária sensação de alívio!


Anete Lacerda Jornalista

Comentários