Geopolítica já foi mais simples - Jornal Fato
Artigos

Geopolítica já foi mais simples

O povo anda alheio ao processo eleitoral. A atividade política nunca foi unanimidade, mas hoje, provavelmente, chega a seu mais baixo nível de popularidade


"A politica não deveria ser a arte de dominar, mas sim a arte de fazer justiça"

Aristóteles

 

O povo anda alheio ao processo eleitoral. A atividade política nunca foi unanimidade, mas hoje, provavelmente, chega a seu mais baixo nível de popularidade.

É por isso que acordos de bastidores não devem garantir, como em pleitos passados, a eleição de A ou B.

Há elementos novos, ainda incompreendidos, a balizar o comportamento do eleitor.

O principal deles, sem dúvidas, é a inserção das redes sociais no arsenal dos postulantes a cargos públicos.

O momento é estranho. De pouca atividade visível no mundo real, em contraste com a efervescência no digital.

Entretanto, a estratégia adotada tanto em um quanto em outro ambiente é a mesma: falar para plateias de convertidos ou simpatizantes.

O debate político anda assim. Não há pontes entre pensamentos distintos. Inexiste a síntese. Apenas tese e antítese. A surpresa pode estar fora destas bolhas.

A maioria, como de praxe, está silenciosa. Muita gente nem se ligou ao debate eleitoral e vai deixar para decidir em quem votar na reta final.

E existe entre esses indecisos, grande propensão à abstenção e ao voto de protesto.

O período de convenções é sempre o ápice de articulações políticas nem sempre muito bem compreendidas.

Os partidos se aliam por conta de quem dá mais - tempo de televisão em troca de espaços na gestão, para ficar naquilo que é republicano, embora nem sempre ético.

Mas, fora das próprias claques, ninguém sabe, ao certo, o que eleitores, que falam em mudanças, estão achando disso.

Geopolítica já foi mais simples.

 

DESTAQUE. Encontro recente em Presidente Kennedy. O deputado estadual Marcos Mansur (PSDB), recebido Chefe de Gabinete José Augusto e pelo secretário de Desenvolvimento Josélio Altoé.

 

Sobe

Escolas

Recentemente, oito escolas municipais da rede pública de Cachoeiro de Itapemirim foram beneficiadas com serviços de repintura em suas estruturas físicas e, também, instalações internas.

 

Desce

Saúde

Em meio a casos de morte por febre maculosa, provocadas pelo carrapato estrela, as capivaras, principal hospedeiro do parasita, circulam muito perto da população, às margens do rio Itapemirim.

 

Mas, hein!

O senador Ricardo Ferraço ganhou a queda de braço, mas o vice-governador Cesar Colnago não quer entregar o PSDB tão fácil.

 

Vias de FATO

Bem perto do prazo para as definições eleitorais, dois palanques despontam fortes: os de Renato Casagrande (PSB) e o de Rose de Freitas (Podemos). 

Em pensar que, há poucos meses, ambos eram como unha e carne, muito próximos de um apoiar o outro. Agora, são os principais concorrentes. 

Pouca gente tem se movimentado tão estrategicamente quanto o vice-prefeito Jonas Nogueira (PP), que pretende disputar vaga na Câmara Federal. 

Pouca gente tem se movimentado tanto quando o ex-prefeito Carlos Casteglione (PT), que pretende retornar á Assembleia Legislativa. 

No Espírito Santo, 201,8 mil crianças devem receber vacina contra a pólio e sarampo. Campanha começa em seis de agosto e vai até o final do mês.


Wagner Santos Diretor e editor Jornalista

Comentários