Expectatva de crescimento da mão de obra qualificada em 2020 - Jornal Fato
Artigos

Expectatva de crescimento da mão de obra qualificada em 2020

SENAI aposta no aquecimento da formação profissional para atender o mercado


A recente concessão da Licença Operacional Corretiva (LOC) representa muito mais do que a autorização para a retomada das atividades da Samarco. Ela evidencia o compromisso da empresa com a sociedade e com um novo modelo de atuação.

Mesmo com a Licença Operacional Corretiva aprovada no final de outubro de 2019, a Samarco já informou que só reiniciará suas atividades após a implantação de um sistema de disposição e tratamento de rejeitos, que inclui a Cava Alegria Sul e a filtragem para o empilhamento a seco.

As obras para implementar a nova planta de filtragem devem durar cerca de um ano e, nesse período, a empresa se prepara e se reestrutura para voltar a operar. O Senai-ES é um dos parceiros para a retomada da empresa e vai atuar na qualificação e aperfeiçoamento profissional dos colaboradores.

O Senai, desenvolveu em parceria com os gestores da Samarco, um programa de qualificação que tem como lema principal "Fazer certo de primeira". A proposta do programa contempla cursos nas áreas de: Mecânica, Soldagem, Elétrica, Instrumentação e visa estimular nos colaboradores uma visão sistêmica de melhoria da comunicação, tomada de decisão e produtividade, por meio de ferramentas lean.

O superintendente do Sesi-ES e diretor regional do Senai-ES, Mateus de Freitas, explica que num primeiro momento todos os colaboradores serão submetidos a provas teóricas e práticas. "Essa etapa é importante para nivelarmos o conhecimento do grupo, trabalhando de forma mais assertiva todos os conteúdos", explicou.

"Todos os cursos foram construídos em conjunto com a empresa, a partir da real necessidade de operação. As aulas serão realizadas nas instalações da Samarco, adaptando todos os conteúdos ao dia-dia operacional", ponderou Mateus.

Além disso, todos os cursos oferecidos atendem as da Indústria 4.0 e do novo mercado de trabalho. "Transformando conhecimento em oportunidades, a grade curricular dos cursos do Senai é voltada para desenvolver as competências técnicas e socioemocionais do aluno, preparando-o para lidar com as tecnologias da Quarta Revolução Industrial, tais como Internet das Coisas (iOT), Lean Manufacturing, Big Data, robótica", destacou.


Ramon Barros Comunicador +55 28 99882-8981

Comentários