Engenheiros do Caos - Jornal Fato
Artigos

Engenheiros do Caos

À manada que destila ódio pelas redes sociais, julgando-se autônoma


À manada que destila ódio pelas redes sociais, julgando-se autônoma, inteligente e independente, saiba que todo esse sentimento, antes disfarçado sob a ótica da rivalidade aceitável ou falsa indiferença, é fruto do trabalho dos estrategistas a serviço de líderes populistas mundo afora.

São especialistas descritos pelo escritor francês Giuliano Da Empoli como engenheiros do caos, profissionais do Vale do Silício do populismo, e descobriram que a democracia da era do narcisismo de massa e das redes sociais oferece possibilidades inesperadas de mobilização eleitoral. 

Compreenderam com bastante antecedência que a raiva é uma fonte de energia importantíssima e que era possível explorá-la para alcançar qualquer objetivo, desde que dominassem a tecnologia e decifrassem os códigos. Está provado que alcançaram os dois objetivos. 

O processo não é novo, mas ficou evidente em eleições recentes, quando ficou provado que de forma inequívoca o algoritmo dos engenheiros do caos força os usuários a sustentar posições razoáveis ou absurdas, realistas ou intergalácticas, desde que ela intercepte as aspirações e os medos - principalmente os medos - dos eleitores.

Então usa-se o argumento de que aquele projeto e político populista não faz parte da velha política e insufla-se o exército anônimo que foi alcançado, claro que de forma calculada, embora pareça acontecer de forma natural. A manada acredita piamente nisso, quando sabemos que tem um trabalho árduo desenvolvido. As propagandas vendem a perfeição que não existe, mas que é comprada por aqueles que a repercutem através de compartilhamentos ou discussões quilométricas pelas redes sociais. 

Estamos vivendo tempos de projetos que não são nossos. O que ecoa e impregna de preconceito e ignorância a sociedade são planos e metas traçados há décadas por esses cientistas e especialistas do Big Data e por seus ideólogos.  Os engenheiros do caos ganham muito dinheiro, têm expertise, frequentam todos os círculos de poder, decidem eleições e causam tensão em nível internacional. 

E mantêm milhões de informações sobre nós guardados a sete chaves e os vendem para quem paga mais. São independentes e têm como marca inequívoca de sua propaganda as fake News, que evidenciam a falta de escrúpulo e a liberdade para alcançar o poder a qualquer preço. 

O livro "Os Engenheiros do Caos" é muito mais do que isso. Vale uma leitura cuidadosa. Mais do que nunca, é preciso perceber que nada acontece por acaso. Ler as entrelinhas. É abrir os olhos ou engrossar a manada.

Acima de tudo, vale prestar atenção nesse relato que joga os holofotes nos bastidores dos estrategistas do populismo, em seus robôs e algoritmos. Ainda não terminei de ler, mas recomendo a leitura.

 


Anete Lacerda Jornalista

Comentários