Ecologicamente correto: Nova versão - Jornal Fato
Artigos

Ecologicamente correto: Nova versão


Semana passada, chamei as crianças lá de casa e dei a ordem: a partir de hoje, cocô só dia sim, dia não. E, se possível, não deem descarga para economizar água, pois os rios estão sendo poluídos por grandes empresas que são descuidadas e inconsequentes, o que é agravado pelo que sai das privadas de nossas residências.

Que é isso, mãe?

- Isso é ser ecologicamente correto, respondi.

O mais velho, riu e saiu de perto.

A caçula quis saber que palavrão é esse: e-co-lo-gi-ca-men-te.

Contudo, não soube explicar muito bem a nova definição adotada no Brasil, mas juro que tentei.

Eu disse que ecologia é a parte da biologia (ciência que estuda a vida) que se preocupa com o estudo das relações estabelecidas entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem. Lembrei que ela já estudou sobre os animais vertebrados, invertebrados, sobre os carnívoros, onívoros, herbívoros, etc, e que isso está dentro da biologia/ciência.

Ecologia, numa linguagem mais simples, até consegui explicar. Todavia, cocô ela já sabia o que significava desde muito pequenina, inclusive, habitualmente chama de nº 02 (sinônimo). Assim, por mais que eu explicasse, ela não conseguia entender a relação entre reduzir esse ato orgânico, que sempre ensinei ser saudável, e manter equilibrado o meio ambiente.

Para me fazer entender eu disse, em síntese:

- Filha, cocô só é eliminado quando comemos, não é? Isso porque o corpo humano, máquina perfeita que é, absorve o que é saudável e elimina o que é não aproveitável, sendo o cocô aquilo que não presta do alimento após o processo de digestão. Assim, se todos os dias você vai fazer nº 02 e, pior, se faz mais de uma vez, é porque está comendo muito. Se você come muito, além de ficar gordinha, segundo o nosso Presidente da República, será necessário desmatar a Amazônia e destruir o meio ambiente para plantar mais comida, criar mais gado, etc. Se o meio ambiente acabar, a vida no Planeta Terra acaba também. Entendeu?

Ela ficou me olhando com cara de faminta. Imagino que pensou: Nossa, tenho que sentir fome senão vou destruir o planeta terra!

Durante a conversa, lembrei que a Constituição Federal, no artigo 170 determina expressamente que a ordem econômica, logo, o desenvolvimento econômico, deve observar o princípio da defesa do meio ambiente, ou seja, a Lei Maior do país proíbe o desenvolvimento econômico em prejuízo do meio ambiente, mas não impõe que um indivíduo coma menos para fazer menos cocô. Isso me deu um certo alívio.

Quando ia liberar minha filha para voltar a se alimentar como de costume, lembrei-me que o artigo 24, inciso VI da Constituição Federal diz que legislar sobre a proteção do meio ambiente, que é um direito garantido às futuras gerações pelo artigo 225 da mesma norma, é de competência da União, dos Estados e do Distrito Federal. Isso me assustou, pois pensei:

- Vai que a Lei muda e passa a proibir que se faça nº 02 diariamente e minha filha precise, bruscamente, ter de parar de comer. O sofrimento será maior do que ir parando aos poucos.

Assim, mantive o comando: pode até ir ao banheiro uma vez por dia, mas trate de começar a comer menos pois, se a lei mudar, vai ser grande o sofrimento.


Katiuscia Marins Colunista/Jornal Fato Advogada e professora

Comentários