Diga-me com quem andas... - Jornal Fato
Artigos

Diga-me com quem andas...

Exemplos bizarros de tempos sombrios em uma sociedade que julga que apenas os homens brancos e héteros merecem privilégios


Dia 6 de setembro o presidente recebeu para um jantar os senhores Sílvio Santos e Edir Macedo, seus convidados especiais também para o desfile de 7 de setembro. "São pessoas que de uma forma ou de outra me ajudaram muito lá trás e ajudando a mim estavam ajudando o Brasil", declarou. Não sei que tipo de relação ou de ajuda rola entre essas pessoas, mas o certo é que os iguais se juntam e formam, nesse caso, uma quadrilha. Com eles a democracia anda correndo risco. Estamos sendo bombardeadas de "piadas", comentários, colocações e situações que a muito tempo ultrapassaram o excesso do mal gosto.

Na tarde do último domingo Sílvio Santos, comandou um programa de miss infantil, pedindo para que fosse dada a opinião sobre a beleza de meninas de até 10 anos de idade. "Vocês do auditório vão ver quem tem as pernas mais bonitas, o colo mais bonito, o rosto mais bonito, e o conjunto mais bonito". Dois dias depois, em seu polêmico discurso na ONU, o presidente se queixa que é a ideologia de gênero o que perverte as crianças. Não sei em que ponto ele deixou passar o quão perverso é a exposição e a adultização de nossas crianças, e o quanto a exposição de maiô em rede nacional para que crianças sejam avaliadas por sua "beleza" gera material para a pedofilia. Sobre crianças assassinadas então, nem toca no assunto. Para o presidente, que deu apoio a Neymar quando achou que o mesmo era vítima de injustiça, Ágatha Félix não é ninguém na fila do pão. Que se dane as mortes e as injustiças contra crianças e jovens pretos e pobres. Que se dane a sexualização de meninas de maiô expondo seus "dotes" para serem avaliados. O negócio é continuar vomitando bobagens, fazendo apologia à violência e beneficiando a família e os amiguinhos mais chegados.

Dá pra ficar mais triste: em show de misoginia e machismo, o bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da Rede Record, protagoniza um vídeo que viralizou nas dizendo que não permitiu que as filhas fizessem faculdade porque se estudassem seriam "cabeças" da família e o fracasso seria certo. "Você vai fazer até o ensino médio. Depois, se você quiser fazer a faculdade, você que sabe, mas até o seu casamento você vai ser apenas uma pessoa de ensino médio. Porque se a Cristiane. Vem cá, Cristiane. Se ela fosse doutora e tivesse um grau de conhecimento elevado e encontrasse um rapaz que tivesse um grau de conhecimento baixo, ele não seria o cabeça. Ela seria a cabeça. Não é isso? E se ela fosse a cabeça, não serviria a vontade de Deus", afirma Edir Macedo, usando o exemplo da filha que estava no palco, como se não fosse humilhante o bastante ter nascido filha de quem é. E depois disso continua e afirmando um monte de bobagens como se casamento fosse isso mesmo, um corpo. Quando na verdade é conjunto, parceria, companheirismo e cumplicidade. Porque, se apenas um for cabeça, quando ela cair, nada mais coloca de volta.

Exemplos bizarros de tempos sombrios em uma sociedade que julga que apenas os homens brancos e héteros merecem privilégios. São uns doentes.


Paula Garruth Colunista

Comentários