Declare-se - Jornal Fato
Artigos

Declare-se

Amanhã pode ser tarde demais, então faça agora


Amanhã pode ser tarde demais, então faça agora. Diga, elogie, desabafe, pergunte, responda, agradeça. Faça o que tiver que ser feito. Amanhã pode ser tarde por vários motivos. Nem só a morte nos limita de fazer hoje o que poderíamos ter feito ontem. O fim também chega pelo cansaço da espera, pelo desentendimento ou pelo vazio que ficou quando o silêncio gritou tão alto que todos os outros sons acabaram abafados.

O cansaço e a rotina, que muitas vezes nos paralisa, não podem ser mais fortes do que a alegria de estarmos com os nossos, que a felicidade de celebrar a vida ou que a plenitude daquele abraço mais demorado proporciona. Então ligue hoje para os seus irmãos e combinem um almoço inesperado no meio da semana. Tomem um café fora de hora com aquela amiga que você perdeu o contato. Vai visitar o bebê da sua vizinha, porque se continuar esperando vai acabar indo só ao casamento. Procure lembrar de datas importantes e parabenize. Lembre às pessoas que você gosta o quanto elas são importantes na sua vida. Elogie o trabalho de quem se empenha e ajude a divulgar. Faça o favor de servir um copo de água sem reclamar de sair da frente da TV. Acorde seu (sua) companheiro(a) sem agitação, ou faça silêncio e permita que ele(a) durma um pouco mais. Respeite quem pensa diferente de você e discorde com sutileza quando for necessário. Agradeça o alimento, a roupa, a saúde, o carinho, o presente, a preocupação, o conselho, a informação. Agradeça sempre e por todas as coisas. Seja grato á Deus, aos amigos e a você mesmo. Diga que não achou graça, mas sem ofender. Peça para que não se repita. Explique o que é ofensivo a você e o motivo disso. Perdoe-se e perdoe o outro. Perdoe porque os dias são difíceis e nem sempre sobra humor. Peça perdão. Diga que não queria ter feito aquilo. Confesse seu arrependimento. Explique suas fraquezas. Faça-se entender. Colabore com críticas construtivas. Diga o que tiver que ser dito sem ser grosso. O problema está mais na forma de falar do que nas palavras. Não ache bonito ser grosseiro e mal-educado, porque não é. Repita quantas vezes conseguir aos seus pais, filhos, maridos e esposas que os ama. Diga com a boca, com os olhos e com ações. Convide as pessoas que você gosta para sorrisos com cerveja, café ou água. Importa é que convide e que falem sobre tudo até que nada fique para depois.

DECLARE-SE. Declare-se para você. Acorde, olhe-se no espelho e se diga o quanto é linda até quando acorda. O quanto é inteligente, dedicada, forte, leal, honesta, feliz e grata. Declare-se ao outro. Diga o quanto ama, admira, respeita, orgulha-se, espelha-se, aprende. Não seja econômico ao declara-se a quem quer que seja. Seja um vitorioso nesse caos cheio de solidão, mesmo acompanhada, que toma conta do mundo. Compartilhe agora, hoje. Depois nem sempre é uma nova oportunidade.

 


Paula Garruth Colunista

Comentários