Coragem - Jornal Fato
Artigos

Coragem

Sigo em frente com a certeza de que é preciso reagir


Mais do que nunca, tenho feito um esforço supremo para externar minha gratidão pela vida, apesar das lutas, que como já escrevi, têm sido intensas nos últimos anos. Mesmo diante de algumas limitações provocadas por doenças temporárias, o que não é comum na minha vida, tento me policiar para não virar a reclamona de plantão, já que nada é tão desagradável como conviver com alguém que só enxerga o lado ruim da vida e suga todas as suas energias. Se me comportar assim, amigos, por favor, me puxem as orelhas. Vou aceitar de bom grado.

Sigo em frente com a certeza de que é preciso reagir, olhar para a frente e seguir em busca de novos dias repletos de oportunidades, que certamente não virão de mãos beijadas, mas a partir de muito trabalho e dedicação. Isso não é novidade.  É fácil, porque trabalhei muito a minha vida toda e é natural, tanto quanto respirar. Apesar do meu amor pelo trabalho, não vou falar da frustração de ter que trabalhar muitos anos a mais para me aposentar após a reforma da previdência. Vamos, portanto, falar de coisas boas, que façam diferença.

Como por exemplo, acordar com a disposição de fazer tudo dar certo, mesmo diante de alguns imprevistos. Ouvi isso numa palestra da professora Tatiana Mareto na Câmara de Cachoeiro essa semana. "Precisamos de motivação, de ações e de atitudes para manter o nosso espírito empolgado. Não apenas por nós, mas para motivarmos outras pessoas".  Tatiana foi além ao dizer que precisamos encontrar motivação inclusive nas coisas chatas que somos obrigados a fazer no dia a dia.

Outra coisa interessante abordada por ela, que não é novidade, mas vale a pena ressaltar, é que devemos traçar metas de curto prazo, que nos levem a conquistas, projetos e sonhos de média e longa duração. "Só assim é possível manter a empolgação. Quem quer ser juiz precisa concluir a graduação de direito, uma meta bem menor, mas necessária. Desafio é a palavra-chave".

E na minha vida, nesses novos tempos, desafio realmente tem sido "a palavra". Preciso avançar sem perder a essência, os princípios e os valores nos quais sempre acreditei, sendo uma pessoa livre, leve e solta e que sabe que o lado ruim da vida está logo ali, mas que opta por enxergar aquele que faz meus olhos brilharem e meu coração palpitar de alegria. Pode não ser tão simples, mas me levanto todos os dias com esse firme propósito. A carne é fraca, mas espero que o espírito esteja sempre forte. Pronto para o que der e vier. 

E quer saber? Descubro toda hora que o bom é superar obstáculos com a fé de que as coisas vão melhorar, de que novos dias virão e que surpresas agradáveis me esperam logo ali, na primeira esquina, para aquele abraço apertado, afetuoso e aconchegante. Basta acreditar. E eu acredito. Dias muitos melhores virão. E eu estou aqui, preparada para recebê-los de braços abertos.


Anete Lacerda Jornalista

Comentários