Carta de Raul Sampaio - Jornal Fato
Artigos

Carta de Raul Sampaio

"De como Newton Braga" tornou-se Cachoeirense Ausente depois de morto, em 1962.


Foto: Arquivo FATO

Peço licença aos leitores para transcrever uma carta do grande Raul Sampaio intitulada: "De como Newton Braga" tornou-se Cachoeirense Ausente depois de morto, em 1962. Ano em que a comissão de festas de Cachoeiro escolheu para Cachoeirense Ausente um tenente aviador.

Este porém enviou um telegrama informando não poder comparecer por ter sido designado para importante missão, dias antes da festa. A Prefeitura então colocou na pauta Newton Braga, que havia falecido no Rio de Janeiro, a primeiro de junho daquele ano, como homenagem póstuma. Naquela noite de 29 de junho, com pouca gente na praça, não houve discursos (era praxe), não houve shows. Foi uma noite triste.

Uns anos depois, numa noite também de festa, eu estava na Rádio Cachoeiro, levando um papo com José Américo Mignone, quando entrou um senhor na sala. Zé Américo me apresentou. Era o cachoeirense faltoso. Ele então contou-me as razões porque não veio, aliás de forma pouco polida, que na verdade não tinha missão nenhuma a ser cumprida. Não veio porque para ele a escolha do Cachoeirense Ausente devia ser por unanimidade e como o meu nome foi posto também na disputa, ganhou por um voto. Disse-lhe, amigo não tenho culpa e, passou. Mas foi ótimo ter o Newton homenageado. A vida conspirou a favor".

Em tempo: naquele ano a música   que eu gravara, "Quem eu quero não me quer", era cantada do Oiapoque ao Chui.

Carta assinada por Raul Sampaio Cocco em 2018 e entregue a mim, talvez na certeza que eu a publicaria.

Concluindo, Raul Sampaio Cocco foi indicado para Cachoeirense Ausente no ano de 1969, e um dos mais aclamados entre todos, inclusive pela autoria do Hino Oficial da cidade, "Meu pequeno Cachoeiro".  E em 2018, quando completou 90 anos o nosso município prestou-lhe grande homenagem durante as comemorações da Festa da cidade, entre tantas que tem recebido, em Marataízes onde reside atualmente, na Assembléia Legislativa Estadual por indicação do então Governador Paulo Hartung, e muitas homenagens mais. Raul, grande Raul Sampaio!  

 

Marilene De Batista Depes


Comentários