Cachoeiro dos sonhos - Jornal Fato
Artigos

Cachoeiro dos sonhos

A cada ano a Academia Cachoeirense de Letras realiza Concurso Literário


A cada ano a Academia Cachoeirense de Letras realiza Concurso Literário, de prosa ou poesia. Sempre com a participação de escritores de vários locais do Brasil, e neste ano resolveu-se inovar, realizar o concurso com os jovens das escolas de Cachoeiro, enfim, abrir as portas da Academia para a inserção dos futuros escritores e membros, afinal não podemos ser tão pretenciosos à ponto de considerar que a imortalidade dos acadêmicos é patente realidade! O tema escolhido foi "Cachoeiro dos meus sonhos", com a participação de quatro escolas, que selecionaram os trabalhos internamente e nos enviaram, e onze alunos foram honrosamente contemplados. E é sobre o olhar deles em relação à nossa cidade que hoje quero partilhar.

Percebe-se, na maioria, um grande amor pela cidade em que vivem, reverência as belezas naturais, principalmente ao rio Itapemirim, ao Itabira, e a Praça Jerônimo Monteiro é citada como um local muito precioso, amam a praça enfeitada no Natal, o que para eles é pura magia!

Quanto aos sonhos, os jovens falam de uma cidade sem violência, de paz, de respeito ao meio ambiente e de maior cuidado com o rio Itapemirim, falam de inclusão pois percebem que a cidade ainda carece de humanização, os jovens querem todas as ruas asfaltadas, com moradias para tirar as pessoas das ruas, com oportunidades de trabalho para todos, sem animais abandonados, com as calçadas da Beira Rio menos esburacadas, uma cidade em que a cultura seja respeitada, com acessibilidade para os cadeirantes, e que se possa andar de bicicleta pelas ruas sem medo de ser assaltado e com uma população mais solidária.

Os jovens, na sua simplicidade, nos dão uma lição de cidadania e o que pensam a respeito de nossa cidade merece ser avaliado. Percebo na administração uma preocupação com a humanização da cidade - arrumando as praças e embelezando o ambiente, asfaltando ruas, destacando escadarias e dando um ênfase especial a cultura e ao bem estar do povo. E até a Beira Rio está sendo reformada! Há muito a ser feito, porém estamos vendo que se caminha. E o que os jovens desejam, a cidade de seus sonhos, é a que todos nós almejamos.

E para quem quiser conhecer melhor o que pensa a nossa juventude, seus trabalhos estão à disposição para pesquisa na Sala da Academia de Letras, na Casa da Memória. 

 

Marilene De Batista Depes


Comentários