As Lendárias Florestas - Jornal Fato
Artigos

As Lendárias Florestas

A evolução foi a carta chave que moldou diversas espécies ao redor do globo


O mundo contemporâneo apresenta uma diversidade absurdamente grande de meios tecnológicos, a tecnologia alterou totalmente a vida do homem, e sobre ela a humanidade pode novamente evoluir até seu ápice, que é o período onde a sociedade encontra-se. Portanto os seres humanos são seres que não dependem mais da natureza? 

A evolução foi a carta chave que moldou diversas espécies ao redor do globo, porém em nenhuma outra criatura ela foi tão persistente como no ser humano, os mesmos seres que habitam as grandes cidades não são os mesmos que habitaram as grandes vilas a milhares de anos atrás, a natureza também não é a mesma foi modificada por novas plantas, todavia as enormes florestas ancestrais continuam a persistir em vários cantos, as florestas são a essência de todo o ecossistema terrestre, sem elas toda  uma biodiversidade estaria em risco.

As florestas estão organizadas e adaptadas a todos os espaços, desde as Florestas de Coníferas na América do Norte  até as Florestas Tropicais na América do Sul, presente em todos os continentes elas suportaram décadas de exploração, contudo teve algumas que não resistiram e atualmente encontram-se resquícios de muitas que já foram enormes  e quando elas se foram levaram consigo toda uma biodiversidade todo um sistema, a humanidade precisa de suas florestas, pois se elas forem levaram tudo com elas.     

A cada ano o desmatamento da Amazônia põe em risco espécies já raras, obviamente tem pessoas que dedicam a tentar controlar esse problema criando campanhas para a plantação de mais árvores, um trabalho árduo mais que não vai solucionar. Existe empresas desmatando árvores em terreno considerado proibido, porém estas continuam, porque o lucro é grande. Contudo esse lucro no futuro não poderá comprar um novo ecossistema, não poderá comprar remédios que apenas são produzidos com plantas existentes nas florestas, existem grandes empresários por trás da ilegalidade, aos poucos todo o verde existente na bandeira de várias nações irá desparecer.

Portanto o que a humanidade resolver fazer sobre este problema deve ser bem elaborado, pois poucas pessoas não conseguiram lutar contra essa máquina que é a ganância, talvez um dia a sociedade perceba o que causou, porém quando acontecer talvez já esteja tarde demais para salvar, e toda uma vida todo um sistema desapareça e as futuras gerações só conheceram as florestas como fotos em seus livros de história ou como as lendárias florestas.   

No dia 17 de julho comemorou-se o dia de proteção as florestas.

 

 


Espírito Santo de FATO Grupo de comunicação Contra FATO não há argumentos!

Comentários