As duas faces do mercado online e offline - Jornal Fato
Artigos

As duas faces do mercado online e offline

Isso é a tradução dos dois mercados acima citados. Quando você faz alguma ação com o mercado físico, o mercado digital sente.


 

Apenas para efeito didático, assim pode ser dividido o mercado atualmente: uma parte voltada para o mundo digital e a outra, ao mercado físico. Mas, no fundo, fazem parte da mesma organização e se completam. Você não consegue ter o mercado digital sem o mercado físico e vice-versa. É como se olhássemos uma moeda: você vai empurrar o lado em que a cara está à mostra, mas consequentemente, a coroa irá junto.

Isso é a tradução dos dois mercados acima citados. Quando você faz alguma ação com o mercado físico, o mercado digital sente. É como se houvesse a final de um campeonato de futebol. Quando o jogo termina e existe um campeão, as redes sociais são dominadas pelo assunto.

O contrário também acontece. Quando existe alguma reação negativa contra uma determinada marca nas redes sociais, automaticamente as suas lojas físicas sentirão o baque, ficando vazias e passando por momentos complicados.

E onde você entra nessa história?

Se conseguiu captar a essência, vai uma perguntar que reflita: qual é o mercado mais fácil de sofrer um impacto, o mercado físico ou o digital?

O mercado digital se apresenta de forma mais econômica, mais fácil de ser utilizada e com a maior taxa de retorno, o que ajuda na hora de propagar a sua marca. Além disso, é um mercado que possui menor concorrência, já que são poucas as empresas que têm a plena ciência para trabalhar no ambiente digital, tornando-o essencial.

Mas existem condições diferentes para esses dois tipos de mercado. Para um pequeno empreendedor, dominar o mundo digital, se tornando referência, é condição mais do que essencial para que ele possa crescer. Já o mercado físico se apresenta de forma bem mais complicada, além de já ter um modelo pré-estabelecido.

E é esse o motivo que leva empresas, que estejam iniciando, a dominarem o mercado, pois elas atacam primeiro o digital. Uma vez que você consiga dominar o seu espaço no mundo digital, o lado físico acompanhará. É a história da moeda. Uma vez que a sua empresa se estabeleceu no mundo digital, ela também será estabelecida no mercado físico.

Por que isso acontece?

Porque o mundo digital é fácil de ser alcançado, já que todas as pessoas estão com eles no bolso da calça, encontrando-os nos seus aparelhos celulares. E é muito curta a distância entre o bolso e a cabeça. Você ficará muito mais presente na vida das pessoas quando você consegue ter o domínio do mundo digital. Em todo e qualquer lugar, você estará ligado a elas, independentemente de onde ela estiver.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato comigo que eu posso ajudar.

Visite o meu site: ttp://cleitonmartins.com.br


Cleiton Martins Especialista em vendas online Consultor Estrategista de Negócios Digitais

Comentários