Aprovado: Com louvor! - Jornal Fato
Artigos

Aprovado: Com louvor!

É o que esperamos quando somos submetidos a uma avaliação


É o que esperamos quando somos submetidos a uma avaliação. Seja na escola, trabalho, na vida... É o reconhecimento a um trabalho científico, social ou de qualquer outra espécie. Esforços para avanços na mobilidade, educação e cultura de uma cidade, estado ou país. Aprovado será a ratificação, na Câmara Municipal, do nome de Marilene Depes para Cachoeirense Presente de 2019. Um prêmio ao seu empenho na área social e cultural de Cachoeiro de Itapemirim. Foi como me senti quando a secretária Michele, do Cre (Centro Regional de Especialidades) de Cachoeiro, informou: Parabéns, Doutor, foi aprovado. Em meu último ano como servidor público estadual, em vias de aposentadoria, fui agraciado com a avaliação dos gestores da instituição como um bom servidor. No momento da felicitação lembrei-me do meu pai. Lembrei como ele analisava a caderneta escolar: Avaliava presença e notas. Sempre em azul. Olhava e comentava: "Sua profissão é estudante. Seja um bom estudante e se tornará um bom profissional quando adulto. Parabéns, cumpriu com o seu dever. É um bom aluno. Será um bom profissional. Cumpra com o seu dever em cada etapa da sua vida e terá sucesso. Aprenda a obedecer e será obedecido." Escolhi ser médico. Ele ficaria feliz com a minha aprovação. Mesmo sem falar.

Fui a São Paulo no último final de semana. Visitei Bernardo, meu neto, ainda não falou vovô. A expectativa é grande. Em meio da tarde, de sexta-feira, ele descansava, aproveitei e fui ao MASP. Utilizei o metrô. Era o início da exposição da Tarsila do Amaral, suas telas ficarão expostas até final de julho. Ela escreveu: "Sou profundamente brasileira e vou estudar o gosto e a arte dos nossos caipiras. Espero, no interior, aprender com os que ainda não foram corrompidos pelas Academias." Do MALBA, Buenos Aires, veio o Abaporu. Com louvor ela cumpriu o que prometeu. Na capital paulista li que o Supremo Tribunal decidiu, por unanimidade, que o sacrifício de animais em cultos religiosos afro-brasileiros é constitucional. Na orla de Santa Catarina existe uma festa popular, a Farra do Boi, para aqueles pescadores, o boi é um invasor. A crítica não é acabar com a cultura religiosa ou popular, e sim, transitar para o simbólico, para um animal figurado. A discussão é valida também nas pesquisas cientificas com a utilização de animais. Será o sacrifício de animais essencial para a existência humana? O Supremo Tribunal não permitiu o avanço do debate. Não foi aprovado.

Ainda em São Paulo: "Você se lembra da última vez em que teve uma conversa que mudou sua vida?". A pergunta me intrigou e a curiosidade, com o restante do texto, aumentou. A autora continua: Normalmente evitamos perguntas instigantes. Preferimos a superficialidade. Ela conta que passou a aproveitar o tempo de um encontro com os amigos, ou um almoço de família, para mudar o rumo da conversa. Coisas ligadas à emoção. Taís como: O que você aprendeu sobre si mesmo nestas últimas semanas? Ou, qual o seu medo? Quanto ao rumo do final dessa crônica fico em dúvida na aprovação ou não. Embora mereça uma reflexão.

 

Sergio Damião Sant´Anna Moraes

Visite meu Blog: blogazulix.blogspot.com.br

 


Sergio Damião Médico e cronista

Comentários