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Amplie suas vendas pelo WhatsApp todos os dias

O WhatsApp, ao contrário das demais redes sociais, é uma das ferramentas mais eficientes para ampliar as suas vendas.


O WhatsApp, ao contrário das demais redes sociais, é uma das ferramentas mais eficientes para ampliar as suas vendas. Isso pode ser explicado por vários motivos, como o fato do WhatsApp ser uma rede mais pessoal e menos público, com mensagens criptografadas em ambas as pontas (emissora e receptora). De qualquer forma, o fato é que as taxas de abertura de mensagem e de engajamento no WhatsApp são muito mais elevadas do que redes sociais como Facebook e Instagram, por exemplo.

Outra coisa que dá certa vantagem ao WhatsApp é o envio de variados tipos de mídias. O usuário pode mandar desde áudios personalizadas e vídeos até apresentação de PowerPoint e PDF para o cliente em potencial, entre muitos outros recursos. Contudo, é muito necessário ter cuidado para que as propagandas de sua empresa não tenham a aparência de spam. As mensagens devem ser feitas de modo a atrair o cliente, e não poluir a sua tela visualmente.

Lembrando que o WhatsApp tem um sistema que detecta e estimula a eliminação pelo usuário de conteúdos desse tipo, produzidos de forma automatizada. Além de não serem muitos os recursos e as ferramentas disponíveis de automação, essa também é uma prática condenada pela empresa que controla o WhatsApp (Facebook). Ou seja, se você ficar adicionando números novos e ficar mandando muitas mensagens para essas pessoas, a tendência é que você seja banido e forçado a criar uma nova conta. Portanto, o ideal é que você adiciona todos esses números como contatos em sua agenda e, ao mesmo tempo, peça para que essas pessoas também te adicionem à agenda delas.

E como prosseguir a partir daqui para ampliar as minhas vendas pelo WhatsApp?

Você precisa de uma estratégia que permita um engajamento ativo tanto da empresa quanto do cliente em potencial. Por exemplo, se o cliente mostrar-se interessado, você pode remetê-lo ao WhatsApp para conseguir fechar a venda por lá. Será uma forma muito mais cômoda tanto para você quanto para ele. Desse modo, você também segura o cliente de modo a não direcionar ele para lugar algum, a não ser o que te interesse (por exemplo, um link de pagamento do Mercado Pago).

Assim, tem-se uma forma rápida e prática de fechar vendas pelo WhatsApp, mandando o link para que o cliente insira seus dados e finalize a compra no seu próprio smartphone. Então, para aumentar as suas vendas pelo WhatsApp você tem que ter em mente que haverá muitos clientes interessados em usar o celular para fechar a venda. Além disso, haverá também os clientes que precisarão ser persuadidos a fecharem a venda, como pode acontecer em qualquer tipo de negócio.

O ideal é você separar esses 2 grupos em listas diferentes, para que possa produzir material especificamente voltado para cada perfil do potencial cliente. Lembrando que, como as mensagens são enviadas de forma individual, é preciso que a pessoa a receber a mensagem na outra ponta também tenha você na lista de contatos do celular, para que o que você mandou não seja identificado como spam.


Cleiton Martins Especialista em vendas online Consultor Estrategista de Negócios Digitais

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