A meditação e os seus benefícios - Jornal Fato
Artigos

A meditação e os seus benefícios


Para a maioria das pessoas, meditar é "deixar a mente vazia", sem pensar em mais nada, mas não é bem assim.  Nossa mente está sempre pensando em alguma coisa o tempo todo. Existem momentos de estresse, apreensão, preocupação, angústia. Em contrapartida, existem também aquelas sensações boas de algo que deu certo, a saudade de entes queridos, a lembrança de momentos alegres.

Como lidar com esse turbilhão de emoções? Como esquecer tudo isso?

A meditação é um estado de presença do aqui-agora.

O que se chama de meditação são, na verdade, exercícios e técnicas para alcançar e treinar este estado.

Nela, a pessoa está em contato com o corpo, com os sentimentos e com os pensamentos, mas sem ficar apegado a eles.

A prática da meditação oferece muitas vantagens não só para a mente, mas para o corpo em geral e pode ser praticada por pessoas de todas as idades.

"Meditar significa focar a mente em um único ponto. Normalmente nossa mente está distraída para todo lado, como uma bola de ping pong, sem rumo, indo de um assunto para o outro sem parar.

Na meditação, "impomos" nosso desejo de segurar este processo desregulado e direcionar a mente para onde nós desejamos, mantendo-a fixa neste ponto. Isso é fundamental, porque a mente pode ser a nossa melhor amiga e nossa pior inimiga.

Se você não consegue se concentrar e a sua mente vai até os problemas de casa ou do trabalho, saiba que isto é normal, principalmente para quem está começando.

Porém, sempre que esses pensamentos vêm à tona, retorne a atenção para o seu propósito e foque naquele momento, pois os seus problemas estarão lá quando você terminar e estará muito mais relaxado para poder resolvê-los.

E quanto mais você fizer esse exercício, mais fácil será da próxima vez.


Fernando Fiuza Psicólogo

Comentários