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Marketing digital para pequenas e médias empresas

Fazer marketing digital pode parecer complicado à primeira vista, mas é uma ótima pedida para as PMEs que querem se diferenciar da multidão e mostrar a que vieram.


Há muito tempo vem se discutindo que, para uma pessoa que tenha um negócio e deseje aumentar seus lucros, apenas estar presente na internet não é garantia de que seus resultados financeiros irão bombar e que ela será um verdadeiro guru online de um determinado tema.

Ou seja, possuir um site ou um perfil em redes sociais de nada adianta de sua empresa não investir em estratégias eficazes em marketing digital e que contemple esses espaços, independente se seu e-commerce é pequeno, médio ou grande.

O problema aqui é que muitos empresários, principalmente os menores, ainda enxergam no marketing digital um desperdício de tempo e de dinheiro. Para eles, trabalhar esse tipo de estratégia não é necessário. Seu negócio crescerá muito bem sem ele.

Esse pensamento, além de muito retrógrado, pode acabar trazendo enorme prejuízo ao seu negócio, que deixa de aproveitar seu potencial e fica estagnado. Por isso, quero mostrar com esse texto como o marketing digital pode ajudar a turbinar seus negócios, impulsionando tanto sua marca quanto seu volume de negócio.

Como fazer Marketing Digital em pequenas e médias empresas

Os pequenos e médios empresários que desejam investir em marketing digital podem começar focando sua estratégia nos anúncios do Facebook. Esse tipo de propaganda é muito útil pois captura o público certo exatamente quando ele está mais propenso a consumir.

O mais interessante das ações de marketing digital no Facebook é o fato de que elas podem ser direcionadas para o público que dialoga com o seu negócio e que comprará aquilo que você está vendendo.

Vamos exemplificar: no Facebook, quando você vai construir um anúncio, pode ser muito específico, criando uma campanha para, por exemplo, mulheres que tenham de 30 a 60 anos, morem em Cachoeiro de Itapemirim e se interessem por artesanato.

Além disso, quando você anuncia no Facebook pode segmentar ainda mais, informando ao site se o objetivo do seu anúncio é vender ou conseguir mais engajamento para a sua página.

Se tornar destaque no Google

Quem tem um e-commerce, independente de seu porte, tem um sonho em comum: levar seu site para o topo de ranking do Google, sendo exibido como sugestão em praticamente todas as pesquisas.

Tornar esse desejo realidade é possível. Basta contar com a ajuda do Google Ads, a ferramenta de anúncios do Google que permite, por exemplo, que você coloque anúncios e links relacionados às suas marcas em listas que os internautas conseguem ver durante suas buscas.

No entanto, no Google Ads, as regras são mais difícil do que nos anúncios do Facebook, respeitando uma dinâmica de leilão. Ou seja, aqui as marcas que apresentarem as melhores estratégias para utilizar uma mesma palavra-chave conseguem se destacar e obter os melhores resultados.

No Google Ads, outra tática que pode trazer bom resultado é o uso de Cookies, memórias remotas de seu navegador. Quando as marcas utilizam esse recurso, a cada vez que você busca um determinado produto, passa a ver anúncios desta marca em todos os sites em visitar, mesmo que não tenha qualquer relação com a busca inicial.

Fique de olhos nas métricas de suas campanhas

Para que uma campanha de marketing digital tenha um bom resultado, independente do tamanho de sua empresa ou do foco do seu negócio é preciso investir em monitoramento.

Esse acompanhamento é feito com a ajuda das tags. São elas quem dirão se a estratégia que você empregou está ou não dando certo, o que é preciso fazer para melhorar e como você consegue entender a jornada de compra do seu consumidor, desde o momento em que ele identifica que tem uma necessidade até o ponto em que adquire aquilo que você vende.

Aposte nas landing pages

As Landing Pages, ou páginas de aterrisagem, são outra das ótimas estratégias que um pequeno ou médio empresário pode usar para fazer marketing digital. Com menos informações do que outras páginas, elas mantêm o consumidor focado nas informações que você deseja e trabalhando para um objetivo em comum, a conversão daquele visitante em comprador.

Fazer marketing digital pode parecer complicado à primeira vista, mas é uma ótima pedida para as PMEs que querem se diferenciar da multidão e mostrar a que vieram.


Cleiton Martins Especialista em vendas online Consultor Estrategista de Negócios Digitais

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